UFABC 2009 – Questão 59

Ciências da Natureza / Química / Teoria Atômico-Molecular / Massa Molar
Falta produção nacional
  Estudo recente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estima que o Brasil consumirá 30,6 milhões de toneladas de fertilizantes em 2016. Desse total, cerca de 21,3 milhões de toneladas serão importadas. Soja, milho, cana-de-açúcar e café são as culturas que mais utilizam fertilizantes no Brasil. Entre os estados, Mato Grosso é o maior consumidor, com cerca de 16,5% da demanda nacional, seguido de São Paulo (15,6%), Paraná (14,1%), Minas Gerais (12,3%), Rio Grande do Sul (11,3%), Goiás (9,0%) e Bahia (6,3%).
  No ano passado, o Brasil consumiu cerca de 24,5 milhões de toneladas de fertilizantes. A produção nacional foi de apenas 9 milhões de toneladas. Além disso, o País produz apenas 10% do potássio que consome. Sergipe é o único estado produtor desse mineral. “O fosfato é um mineral abundante no Brasil, mas há mais de dez anos não são concedidas licenças de lavra para sua exploração”, destaca o agrônomo Ali Saah, da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), do MAPA.
  A pesquisa do MAPA chama a atenção para o aumento de preços das matérias-primas básicas para a produção de fertilizantes, como uréia, sulfato de amônio, cloreto de potássio e superfosfato simples. De acordo com o estudo, os reajustes nos preços de importação de cloreto de potássio e de sulfato de amônio foram de 80% no ano passado e os valores dos superfosfatos simples chegaram a 95%.
(Revista Bradesco Rural. Ano II, n.º 17, abr 2008. Adaptado)
 Nos fertilizantes NPK, a percentagem em massa de potássio é calculada como se todo o potássio presente no fertilizante estivesse sob forma do óxido K2O. A quantidade de potássio produzido anualmente em Sergipe equivale a cerca de 350 mil toneladas de K2O.
 Portanto, dadas as massas molares em g/mol:
K= 39; Cl = 35,5 ; O = 16, a quantidade de KCl produzida anualmente nesse Estado deve ser próxima de:
a) 120 mil t.
b) 200 mil t.
c) 280 mil t.
d) 350 mil t.
e) 560 mil t.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2021 – Questão 86
No fragmento a seguir, o autor explora conceitos químicos na forma de poesia: ...
UFABC 2006 - 2007 – Questão 62
De acordo com o texto, a ingestão de água: a) cura a desidratação, principalmente em regiões desérticas, por meio de chá quente. b) deve ser controlada em níveis baixos por todos que vivem em regiões úmidas. c) previne várias doenças, entre as quais o resfriado. d) tem como efeito comprovado a perda de peso. e) influencia, segundo crenças populares, o funcionamento intestinal.
FGV Economia 2009 – Questão 113
O polipropileno (PP), um termoplástico commodity, é uma das resinas que apresentou maior crescimento no consumo, nos últimos anos, devido à sua grande versatilidade em inúmeras aplicações. O monômero utilizado para obtenção do PP está representado na alternativa a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 15
Um sistema formado por mais de uma substância apresenta as seguintes propriedades: I) Entra em ebulição acima de 100°C II) Conduz corrente elétrica III) Apresenta densidade 1,11g/mL IV) Seus componentes se separam por destilação A opção mais adequada para representar tal sistema é: a) água e álcool b) água e cloreto de sódio c) água e sacarose d) água e acetona e) álcool e cloreto de sódio
UFSCar - Quí, Mat e His 2009 – Questão 10
Compostos orgânicos oxigenados como álcoois (ROH), cetonas (RCOR’), ésteres (RCOOR’) e ácidos carboxílicos (RCOOH) são bastante presentes em nosso cotidiano. Por exemplo, etanol é usado como combustível para veículos, ácido acético é...