UERJ 2010 – Questão 12

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Crítica: O dia em que a Terra parou
O remake O dia em que a Terra parou, filme estrelado por Keanu Reeves e com um orçamento de US$ 80 milhões, é um prato cheio para os aficionados da ficção científica1. O primeiro O dia em que a Terra parou, dirigido por Robert Wise, rodado em 1951, foi um apelo ao fim da Guerra Fria. O recente, dirigido por Scott Derrickson, um apelo ao desmatamento, guerras insanas, violência, etc. O que muitos não sabem é que o filme foi baseado no conto Farewell to the Master, do escritor Harry Bates2. Relevante no aspecto “conscientização”, mas infantil em outros. Os efeitos especiais são incríveis, e o gigante robô
biológico Gort, que acompanha o alienígena Klaatu, mesmo sem pronunciar palavra e ficando estático quase todo o tempo, dá um show. O pequeno Jaden Smith, filho do ator Will Smith, fez boa interpretação, e tenho certeza do promissor sucesso. Mas, como apaixonado por FC [ficção científica], sou suspeito pra falar deste gênero3. Confesso que, em “longos” momentos, o filme foi parado: sem ação alguma. Já no termo da lógica: se realmente existirem alienígenas, será que se preocupariam com o nosso planeta? Por quê? Acredito que não. O universo pode ter milhões de outros planetas habitados, segundo o consagrado doutor em cosmologia e físico teórico Stephen Hawking4. Por que se interessariam em salvar justamente o nosso5?
No filme, o alienígena Klaatu, diferente do que parece, não tem boas intenções com os seres humanos. Sua única intenção é salvar o planeta Terra de nós, que o estamos destruindo aos poucos, o que não deixa de ser verdade.
Interessante, com menos ação e violência que Guerra dos mundos, mas igualmente impactante. Recomendo.
Ademir Pascale
www.cranik.com
As formas interrogativas podem assumir diversas funções ou sentidos, dependendo do contexto.
No texto, a frase Por que se interessariam em salvar justamente o nosso? (ref. 5) traz implícito um sentido de:
a) negação
b) indecisão
c) concessão
d) reafirmação

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2009 – Questão 22
Com a frase “como então dizíamos” (ref. 3), o narrador tem por objetivo, principalmente, a) comentar um uso linguístico de época anterior ao presente da narração. b) criticar o uso de um estrangeirismo que caíra em desuso. c) marcar o uso da primeira pessoa do plural. d) registrar a passagem do cavaleiro diante da janela de Capitu. e) condenar o modo como se falava no passado.
Base dudow 2000 – Questão 51
Sobre o Realismo, assinale a afirmativa correta. a) O romance é visto como distração e não como meio de crítica às instituições sociais decadentes. b) Os escritores realistas procuram ser pessoais e objetivos. c) O romance sertanejo ou regionalista originou-se no Realismo. d) O Realismo constitui uma oposição ao idealismo romântico. e) O Realismo vê o Homem somente como um produto biológico.
FGV Administração 2011 – Questão 28
Considerando-se tanto o contexto histórico em que surge O Ateneu quanto as opções políticas de seu autor, conclui-se que a crítica áspera proferida pelo locutor do trecho dirige-se, finalmente, a) a D. Pedro I. b) ao Barão de Mauá. c) a D. Pedro II. d) ao Duque de Caxias. e) a Floriano Peixoto.
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 15
Tema bastante recorrente nas literaturas românticas portuguesa e brasileira, o amor impossível aparece em personagens que encarnam o modelo romântico, cujas características são: a) o sentimentalismo e a idealização do amor. b) os jogos de interesses e a racionalidade. c) o subjetivismo e o nacionalismo. d) o egocentrismo e o amor subordinado a interesses sociais. e) a introspecção psicológica e a idealização da mulher.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 96
Na modernidade, o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exercícios físicos da moda. Novos espaços e práticas esportivas e de ginástica passaram a convocar as pessoas a modelarem seus corpos. Multiplicaram-se as academias de ginástica,...