UERJ 2006 – Questão 34

Ciências da Natureza / Química / Leis Ponderais / Lei de Lavoisier (Lei da Conservação das Massas)
Na natureza nada se cria, nada se perde; tudo se transforma.
Esse enunciado é conhecido como Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier. Na época em que foi formulado, sua validade foi contestada, já que na queima de diferentes substâncias era possível observar aumento ou diminuição de massa.
Para exemplificar esse fenômeno, considere as duas balanças idênticas I e II mostradas na figura abaixo. Nos pratos dessas balanças foram colocadas massas idênticas de carvão e de esponja de aço, assim distribuídas:
- pratos A e C: carvão;
- pratos B e D: esponja de aço.
 
      
I                                                    II
 
A seguir, nas mesmas condições reacionais, foram queimados os materiais contidos em B e C, o que provocou desequilíbrio nos pratos das balanças.
Para restabelecer o equilíbrio, serão necessários procedimentos de adição e retirada de massas, respectivamente, nos seguintes pratos:
a) A e D
b) B e C
c) C e A
d) D e B
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2008 – Questão 25
Uma torradeira elétrica consome uma potência de 1200 W, quando a tensão eficaz da rede elétrica é igual a 120 V. Se a tensão eficaz da rede é reduzida para 96 V, a potência elétrica consumida por essa torradeira, em watts, é igual a: a) 572. b) 768. c) 960. d) 1028.
UERJ 2012 – Questão 13
Toda a indagação do cronista acerca da palavra se baseia na diferença entre a importância que ela pode ter, por um lado, para quem a escreve e, por outro, para quem a lê. O par de vocábulos que melhor exemplifica essa diferença no texto é: a) esqueci − feri b) ofício − consolo c) espontânea − secreta d) reconciliar − despertar
UERJ 2006 – Questão 35
Uma mola, que apresenta uma determinada constante elástica, está fixada verticalmente por uma de suas extremidades. Ao acoplarmos a extremidade livre a um corpo de massa M, o comprimento da mola foi acrescido de um valor X, e ela passou a armazenar uma energia elástica E. Em função de X2, o gráfico que melhor representa E está indicado em: a) b) c) d)
UERJ 2006 – Questão 31
Considere o pH fisiológico e o pKa iguais a 7,4 e 6,1, respectivamente. Para que esse pH seja mantido, a razão [HCO3-][H2CO3] deverá ser igual a: a) 0,1. b) 2,5. c) 10,0. d) 20,0.
UERJ 2014 – Questão 40
Um laboratarista precisa preparar 1,1 kg de solução aquosa saturada de um sal de dissolução exotérmica, utilizando como soluto um dos três sais disponíveis em seu laboratório: X, Y e Z. A temperatura final da solução deverá ser igual a 20 ºC. Observe as curvas de solubilidade dos sais, em gramas de soluto por 100 g de água: A massa de soluto necessária, em gramas, para o preparo da solução equivale a: a) 100. b) 110. c) 300. d) 330.