UERJ 2006 – Questão 14

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
I
II
(In: DE NICOLA, José. L íngua, literatura e  redação.
São Paulo: Scipione, 1998.)
As sequências textuais e as imagens das propagandas destacam a violência característica do dia-a-dia da prática jornalística.
Dos recursos das propagandas abaixo apresentados, aquele que não está corretamente justificado é:
a) mensagem de denúncia de abusos -  motiva o armamento contra a opressão
b) informação estatística sobre vítimas -  revela a dificuldade de trabalho seguro
c) lápis quebrado com sangue -  indica a morte de profissionais da imprensa
d) pássaro de jornal com asa rasgada -  alude à prisão de jornalistas
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2010 – Questão 18
Examine as seguintes opiniões sobre a tecnologia digital: I. A tecnologia digital encarece os custos de produção. II. A tecnologia digital torna mais acessíveis os custos de produção. III. É preferível continuar empregando a tecnologia analógica para a produção de vídeos. IV. A edição digital tornou-se imprescindível. Indique quais dessas opiniões são assumidas pela jornalista entrevistada: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) II, III e IV.
UERJ 2015 – Questão 12
Na última frase da crônica, a autora correlaciona dois episódios. Em ambos, aparece o atributo “pelado(a)”.No entanto, esse atributo tem significado diferente em cada um dos episódios. No texto, o significado de cada termo se caracteriza por ser, respectivamente: a) literal e figurado. b) geral e particular. c) descritivo e irônico. d) ambíguo e polissêmico.
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 36
As cores ...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 26
Um ponto interessante do marco civil da internet, segundo Marília Maciel, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (CTS/FGV), é o que trata da garantia do princípio da neutralidade de rede. “Isso quer dizer...
Base dudow 2000 – Questão 68
O verso-refrão, em sua parte variável (“corando”, “entre beijos”, “em soluços”,”arquejando”), tem a função precípua (principal) de : a) prenunciar as imagens da estrofe seguinte; b) marcar a progressão dramática das separações; c) indicar a estabilidade do amor de Teresa; d) dar relevo aos tempos fracos de uma história excepcional; e) frisar o aspecto convencional do “adeus”.