UERJ 2005 – Questão 55

Ciências Humanas / Geografia / Recursos hídricos / Exploração
A Agência Nacional de Águas começou a criar mercados estaduais de água no Nordeste. (...) Os produtores rurais da região do Baixo Jaguaribe vão pagar R$ 0,01 para assegurar o direito a consumir cada mil litros (m3) de água. Os recursos arrecadados vão indenizar aqueles agricultores que ficarão sem água para irrigar a produção, desde que estejam dispostos a partir para novos tipos de cultura (...) de alto valor agregado, como a fruticultura, (...) mais rentável que arroz e feijão, culturas que não são propícias à região seca (...). O volume de água armazenada na bacia do rio Jaguaribe só será suficiente para atender à metade da demanda do setor agrícola neste ano. O objetivo é preparar a região apenas para a produção de culturas que são de alto valor agregado e que economizem água.
(Adaptado de LEAL, Gabriela. Jornal do Brasil, 20/08/2001.)

No texto, as relações entre manejo adequado dos recursos ambientais e crescimento econômico são apresentadas basicamente como instrumento de:
a) monopolização dos recursos hídricos.
b) potencialização do processo produtivo.
c) fomentação de serviços e produtos lucrativos.
d) exclusão dos atores econômicos menos dinâmicos.
Esta questão recebeu 5 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2012 – Questão 6
O segundo parágrafo do texto revela mais claramente a compreensão do menino acerca daquela sociedade de papéis bem definidos, a partir da situação econômica de cada um. O par de vocábulos, presentes no texto, que remete à divisão entre grupos sociais, tal como caracterizada pelo narrador, é: a) chá – fantasmas b) elegância – laçarote c) privativa – verdadeira d) encanados – espichado
UERJ 2014 – Questão 42
O nitrato, íon de geometria trigonal plana, serve como fonte de nitrogênio para as bactérias. Observe as seguintes fórmulas estruturais: A fórmula que corresponde ao íon nitrato está identificada pelo seguinte número: a) I. b) II. c) III. d) IV.
UERJ 2012 – Questão 31
Observe a tabela abaixo, que apresenta as massas de alguns corpos em movimento uniforme. ...
UERJ 2008 – Questão 26
Em um experimento, em condições adequadas, foram medidas as velocidades de reação V de uma enzima, em função do aumento da concentração de seu substrato S. O gráfico abaixo indica variações de 1/v em função de S A curva que deve representar o resultado experimental é a identificada por: a) W. b) X. c) Y. d) Z.
UERJ 2012 – Questão 20
According to the text, the use of the expression "clean coal" might infuriate ecologists. This idea is explicit in: a) these euphemisms are "swindles" and "perversions". b) The term just doesn’t seem sincere. c) It’s a red rag to any green. d) A clearer term would be less provocative.