UEL 2011 – Questão 35

Ciências Humanas / História / Antiguidade Clássica / Grécia
O louro ou loureiro, importante condimento pertencente ao gênero Laurus, é originário do Mediterrâneo oriental. Ramos desta planta eram usados na Grécia antiga para confeccionar as famosas coroas com que eram agraciados os atletas ou outros heróis nacionais que se distinguiam excepcionalmente, costume estendido mais tarde à Roma dos Césares. Derivado do nome do gênero (Laurus) e de seu uso, originou-se o termo vernáculo laureado.
(Adaptado: JOLY, A. B. Botânica: introdução à taxonomia vegetal. 10. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1991. p. 290.)

Figura 7: (Nome: Laurus nobilis; Família: Lauraceae; Livro original: Prof. Dr. Otto Wilhelm Thomé Flora von Deutschland, Österreich und der Schweiz, 1885.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a coroa de louros
a) representava, desde a antiguidade, o poder monárquico, conferindo ao atleta um poder semelhante ao do rei.
b) era outorgada aos atletas atenienses que competiam, evidenciando o espírito olímpico expresso no lema: “o importante é competir”.
c) passou, de vegetal, a ser confeccionada com metais nobres, adornando a cabeça dos imperadores de Roma e de reis, sendo símbolo de poder.
d) era a expressão do poder dos basileus atenienses e, na época dos jogos olímpicos, era atribuída aos vencedores das categorias de ambos os sexos.
e) foi também conferida na Grécia antiga aos atletas cristãos, indicando uma tolerância religiosa durante os jogos olímpicos.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 50
Sobre a democracia ateniense é correto afirmar que: ...
UEL 2009 – Questão 31
Texto VII ...
UEL 2011 – Questão 14
A pintura (Fig. 3), referente à participação da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966, sob o ponto de vista político-social, exprime: ...
Base dudow 2000 – Questão 19
Aos egípcios devemos uma herança rica em cultura, ciência e religiosidade: eram habilidosos cirurgiões e sabiam relacionar as doenças com as causas naturais; criaram as operações aritméticas e inventaram o sistema decimal e o ábaco. ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 29
Manoel Castells (1999) em seu livro A sociedade em rede refere-se a uma “nova” cultura que vem transformando as relações espaço-tempo, com novos mecanismos de dominação e subordinação político-econômica em todo mundo: o preço a ser pago...