UEL 2011 – Questão 35

Ciências Humanas / História / Antiguidade Clássica / Grécia
O louro ou loureiro, importante condimento pertencente ao gênero Laurus, é originário do Mediterrâneo oriental. Ramos desta planta eram usados na Grécia antiga para confeccionar as famosas coroas com que eram agraciados os atletas ou outros heróis nacionais que se distinguiam excepcionalmente, costume estendido mais tarde à Roma dos Césares. Derivado do nome do gênero (Laurus) e de seu uso, originou-se o termo vernáculo laureado.
(Adaptado: JOLY, A. B. Botânica: introdução à taxonomia vegetal. 10. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1991. p. 290.)

Figura 7: (Nome: Laurus nobilis; Família: Lauraceae; Livro original: Prof. Dr. Otto Wilhelm Thomé Flora von Deutschland, Österreich und der Schweiz, 1885.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a coroa de louros
a) representava, desde a antiguidade, o poder monárquico, conferindo ao atleta um poder semelhante ao do rei.
b) era outorgada aos atletas atenienses que competiam, evidenciando o espírito olímpico expresso no lema: “o importante é competir”.
c) passou, de vegetal, a ser confeccionada com metais nobres, adornando a cabeça dos imperadores de Roma e de reis, sendo símbolo de poder.
d) era a expressão do poder dos basileus atenienses e, na época dos jogos olímpicos, era atribuída aos vencedores das categorias de ambos os sexos.
e) foi também conferida na Grécia antiga aos atletas cristãos, indicando uma tolerância religiosa durante os jogos olímpicos.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2011 – Questão 31
Para os gregos antigos, a ideia de confronto entre oponentes, até que um dos contendores superasse os demais, atingindo um grau de excelência reconhecido e admirado por todos os circunstantes, era um ritual central em sua cultura. Os gregos faziam...
ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 51
Escrito durante a Primeira Guerra Mundial, o seguinte trecho faz parte da carta enviada pelo secretário do exterior britânico, Sir Arthur James Balfour, ao banqueiro Lord Rotschild, presidente da Liga Sionista, em 2 de novembro de 1917, a carta...
UNICAMP 2011 – Questão 31
Maître de Talbot, Les travailleurs, reproduzido de Edward Landa & Christian Feller Ed. Soil and culture. New York: Springer, 2010, p16 ...
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 1
...
UEL 2009 – Questão 54
Nossa! Carro movido a frango? Como é possível? Empresas de abate de frango estão criando uma tecnologia para produzir biocombustível a partir de gordura animal retirada das carcaças dos frangos. A produção do biodiesel também gera resíduos,...