UEL 2011 – Questão 3

Ciências Humanas / História / Neocolonialismo / Avanço do capitalismo no mundo
 Texto I
No Brasil, o futebol começou oficialmente em 1894, quando as primeiras bolas aqui chegaram pelas mãos de Charles Miller, um brasileiro que, naquele ano, retornava da Inglaterra, onde fora estudar.
Era necessário ter recursos para adquirir as chuteiras e dividir as despesas com a compra das bolas e dos uniformes. Por isso, inicialmente o jogo só era praticado por rapazes ricos. Se, por um lado, o futebol crescia nos clubes organizados, por outro também aumentava o número de seus praticantes em campos improvisados. Em São Paulo, nas margens dos rios Pinheiros e Tietê, na atual baixada do Glicério, ou no vale do riacho Pacaembu, havia incontáveis campos de futebol, que, por aproveitarem as várzeas dos rios, acabaram sendo qualificados como “futebol varzeano”. Hoje, essa é a denominação daquele futebol jogado por times de bairros ou pequenos clubes, não necessariamente em várzeas. 
(Adaptado de: WITTER, J. S. Breve História do Futebol.
São Paulo: FTD, 1996, p.10-18.)
 
Figura 1: (PENNACCHI, F. Futebol na praia.
Óleo s/ tela. 66 x 81 cm. 1987.)

 
Figura 2: (Disponível em: <http://jcbcomunicacao.blogspot.com
/2010/04/charles-miller-o-pai-do-futebol-no.html> Acesso em: 22 set. 2010.)

 
De acordo com as figuras, o texto e o contexto sócio-histórico do Brasil na contemporaneidade, considere as afirmativas a seguir.
I. A figura 1 expressa a origem popular do futebol, associado ao mito da natureza paradisíaca brasileira, enquanto a figura 2 indica que a classe alta passou a imitar os setores populares.
II. A figura 1 aponta a presença do futebol entre os setores populares, e a figura 2 denota sua origem elitista,
branca e urbana.
III. A figura 1 mostra a difusão espacial do futebol, inicialmente praticado em algumas capitais em fins do século
XIX, e a figura 2 expressa as características étnicas predominantes nos primeiros praticantes desse esporte.
IV. A figura 1 indica a popularização do futebol implantada pelo governo Café Filho, e a figura 2 expressa a participação de camponeses imigrantes trabalhadores da cafeicultura paulista.
 
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2018 – Questão 23
De acordo com o texto, o movimento Pugwash ...
UEL 2009 – Questão 23
Texto ...
UEL 2010 – Questão 25
A invenção da imprensa por Guttemberg favoreceu a popularização dos conhecimentos expressos na nova cartografia, servindo de veículo de expressão das diversas representações sobre a configuração do espaço geográfico. Essa invenção...
UEL 2014 – Questão 45
Em grandes cidades, o despejo de esgoto doméstico sem tratamento adequado tem provocado um processo de eutrofização nos lagos e rios próximos à zona urbana. ...
UEL 2009 – Questão 29
Com base no Texto VI e nos conhecimentos sobre o desenvolvimento do capitalismo e a indústria cultural, considere as afirmativas. ...