UEL 2009 – Questão 58

Ciências Humanas / História / Culturas: Aspectos Gerais / Análise comparativa - Culturas
 (http://www.miguelportas.net/blog/?p=117rato. Acesso: 4 jun. 2008.)

 

A utilização de organismos geneticamente modificados, já presente em alimentos como soja e milho, remete para a questão dos limites éticos da pesquisa.
Tendo presente a obra de Jürgen Habermas, é correto afirmar.
a) O debate sobre as consequências éticas da ciência, especialmente da biotecnologia, deve ocorrer a posteriori para não atrapalhar um possível progresso resultante das novas descobertas científicas.
b) A pesquisa com seres humanos, sobretudo quando envolve a possibilidade futura de intervenções terapêuticas e de aperfeiçoamento, requer que se faça uma clara distinção entre eugenia positiva e negativa.
c) Para que a ciência progrida e as pesquisas avancem na direção de novas descobertas, a ciência necessita estar sintonizada com o princípio da neutralidade científica.
d) Diante da inserção dos laboratórios de pesquisa na lógica de mercado, caso seja possível alterar geneticamente características dos bebês, caberá aos pais estabelecer limites éticos para as possibilidades oferecidas.
e) O ritmo lento da produção legislativa frente à rapidez das novas descobertas científicas torna sem sentido estabelecer limites ético-normativos para questões que envolvem a ciência
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2014 – Questão 28
Leia o texto a seguir. ...
UEL 2015 – Questão 8
Sobre os processos de obtenção de ouro empregados no nal do século XVI, assinale a alternativa correta. ...
UEL 2009 – Questão 18
A faixa de radiação eletromagnética perceptível dos seres humanos está compreendida entre o intervalo de 400 nm ...
UEL 2009 – Questão 46
Com base no Texto XII e considerando um indivíduo que apresenta uma regulação metabólica normal frente à abundância e à escassez de nutrientes, considere as afirmativas. ...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 63
No século XVI, nas palavras de um estudioso, “reformar a Igreja significava reformar o mundo, porque a Igreja era o mundo”. Tendo em vista essa afirmação, é correto afirmar que: ...