UEL 2009 – Questão 12

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / Globalização
Texto
Apesar dos contrastes econômico e sociocultural entre países pobres e ricos, as tendências observadas em estudos epidemiológicos sobre consumo alimentar assinalam que o padrão alimentar antes característico dos países desenvolvidos é atualmente uma preocupação também dos países em desenvolvimento.A adoção da dieta “afluente”, caracterizada por um excesso de alimentos de grande densidade energética, ricos em gordura e em açúcar refinado simples, e por uma diminuição no consumo de carboidratos complexos, tem se expandido, sobretudo em situações de prosperidade econômica.
(Adaptado: DIEZ GARCIA, R. W. Efeitos da globalização na cultura alimentar: considerações sobre mudanças na alimentação urbana.Revista de Nutrição,2003, vol. 16, n. 4.)
 
Adaptado: SCHLINDWEIN, M.; KASSOUF, A.Mudanças no padrão de consumo de alimentos.Disponível em: <http://ipea.gov.br>. Acesso em: 10 maio 2008.)


 
Com base no Texto III e nos conhecimentos sobre os subtemas, assinale a alternativa correta.
a) A homogeneização dos padrões alimentares de consumo tem sido essencial para eliminar as tradicionais distâncias sociais entre os países do hemisfério Norte e os do Sul.
b) No mundo moderno, a democracia social está sendo atingida através da alimentação, pois todos podem consumir, com facilidade, produtos vindos das regiões mais distantes.
c) Os padrões alimentares dos países em desenvolvimento tornaram-se idênticos aos dos países desenvolvidos, confirmando que a crise alimentar é sensacionalismo da mídia.
d) A ausência de cultura por parte das populações dos países em desenvolvimento as tem impedido de adotar padrões de consumo saudáveis como os verificados nos países desenvolvidos.
e) Para os organismos ligados à ciência da saúde, o consumo de alimentos industrializados tem produzido, globalmente, hábitos alimentares nocivos, comprovados por estudos epidemiológicos.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 39
TEXTO I ...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 28
O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desaceleração do ritmo de crescimento populacional nos grandes centros urbanos. ...
UNESP 2014 – Questão 51
Ao se espalharem pelo território brasileiro, esses protestos evidenciaram características do espaço geográfico próprias do atual período histórico da globalização. Entre essas características pode-se mencionar ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 1
A necessidade de se especializar, de forma talvez indireta, aproximou significativamente o campo e a cidade, na medida em que vários aparatos tecnológicos advindos do espaço urbano foram incorporados às práticas agrícolas. Maquinários...
UFABC 2009 – Questão 6
Observe a figura. ...