UEG 2022 – Questão 39

Ciências da Natureza / Química
No equilíbrio químico, as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes, mas, neste caso, constantes não quer dizer que elas sejam iguais. No equilíbrio químico a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa, ou seja, em uma determinada reação química, reversível, o sistema entra em equilíbrio dinâmico, quando as taxas de desenvolvimento das reações, direta e inversa, se igualam. No entanto, se o sistema em equilíbrio químico sofrer uma perturbação produzida por algum fator externo, este equilíbrio pode ser alterado. Os fatores externos capazes de perturbar o equilíbrio de um sistema são: a concentração dos reagentes e produtos, a pressão e a temperatura. Foi o químico francês Henri Louis Le Chatelier (1850 – 1936) que, estudando o comportamento de sistemas em equilíbrio químico, obteve a seguinte conclusão experimental: “quando se provoca uma perturbação sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido que tende a anular essa perturbação, procurando se ajustar a um novo equilíbrio”.
A reação de produção da amônia gasosa, a partir dos gases nitrogênio e hidrogênio, em sistema fechado, pode ser representada pela seguinte equação:
 

 
Com base nos conceitos de equilíbrio químico e no princípio de Le Chatelier, verifica-se que, de acordo com a equação apresentada:
a) um aumento na pressão provocará uma redução nas concentrações de N2 e H2, enquanto o equilíbrio deslocar-se-á no sentido 1.
b) ao se adicionar um catalisador, o equilíbrio químico irá se deslocar no sentido 1, pois irá aumentar a produção de amônia.
c) se houver um aumento na concentração de N2, haverá um aumento na concentração de NH3, fazendo com que o equilíbrio se desloque no sentido 2, consumindo menos H2.
d) com um aumento na temperatura, o equilíbrio irá se deslocar no sentido 2. E, neste caso, o valor de KC aumenta, pois as concentrações de N2 e H2 irão diminuir.
e) com uma redução na temperatura, o equilíbrio irá se deslocar no sentido 1. E, neste caso, o valor de KC irá diminuir, pois a concentração do NH3 irá aumentar.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2018 – Questão 108
Por meio de reações químicas que envolvem carboidratos, lipídeos e proteínas, nossas células obtêm energia e produzem gás carbônico e água. A oxidação da glicose no organismo humano libera energia, conforme ilustra a equação química,...
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2022 – Questão 107
A biomassa celulósica pode ser utilizada para a produção de etanol de segunda geração. Entretanto, é necessário que os polissacarídeos sejam convertidos em mono e dissacarídeos, processo que pode ser conduzido em meio ácido, conforme mostra...
UFRGS - Química 2011 – Questão 39
A capsaicina e a zingerona são moléculas responsáveis pela sensação de ardor que sentimos ao ingerir pimenta malagueta e gengibre, respectivamente. capsaicina zingerona Os grupos funcionais comuns às duas moléculas são a) amida, éter e hidroxila alcoólica. b) cetona e hidroxila fenólica. c) éster e hidroxila alcoólica. d) cetona e éster. e) éter e hidroxila fenólica.
UNESP 2012 – Questão 73
Os desodorantes do tipo aerossol contêm em sua formulação solventes e propelentes inflamáveis. Por essa razão, as embalagens utilizadas para a comercialização do produto fornecem no rótulo algumas instruções, tais como: ...
Base dudow 2000 – Questão 61
Na classificação periódica, a energia de ionização dos elementos químicos AUMENTA a) das extremidades para o centro, nos períodos. b) das extremidades para o centro, nas famílias. c) da direita para a esquerda, nos períodos. d) de cima para baixo, nas famílias. e) de baixo para cima, nas famílias.