UEG 2022 – Questão 39

Ciências da Natureza / Química
No equilíbrio químico, as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes, mas, neste caso, constantes não quer dizer que elas sejam iguais. No equilíbrio químico a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa, ou seja, em uma determinada reação química, reversível, o sistema entra em equilíbrio dinâmico, quando as taxas de desenvolvimento das reações, direta e inversa, se igualam. No entanto, se o sistema em equilíbrio químico sofrer uma perturbação produzida por algum fator externo, este equilíbrio pode ser alterado. Os fatores externos capazes de perturbar o equilíbrio de um sistema são: a concentração dos reagentes e produtos, a pressão e a temperatura. Foi o químico francês Henri Louis Le Chatelier (1850 – 1936) que, estudando o comportamento de sistemas em equilíbrio químico, obteve a seguinte conclusão experimental: “quando se provoca uma perturbação sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido que tende a anular essa perturbação, procurando se ajustar a um novo equilíbrio”.
A reação de produção da amônia gasosa, a partir dos gases nitrogênio e hidrogênio, em sistema fechado, pode ser representada pela seguinte equação:
 

 
Com base nos conceitos de equilíbrio químico e no princípio de Le Chatelier, verifica-se que, de acordo com a equação apresentada:
a) um aumento na pressão provocará uma redução nas concentrações de N2 e H2, enquanto o equilíbrio deslocar-se-á no sentido 1.
b) ao se adicionar um catalisador, o equilíbrio químico irá se deslocar no sentido 1, pois irá aumentar a produção de amônia.
c) se houver um aumento na concentração de N2, haverá um aumento na concentração de NH3, fazendo com que o equilíbrio se desloque no sentido 2, consumindo menos H2.
d) com um aumento na temperatura, o equilíbrio irá se deslocar no sentido 2. E, neste caso, o valor de KC aumenta, pois as concentrações de N2 e H2 irão diminuir.
e) com uma redução na temperatura, o equilíbrio irá se deslocar no sentido 1. E, neste caso, o valor de KC irá diminuir, pois a concentração do NH3 irá aumentar.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 83
O bisfenol-A é um composto que serve de matéria-prima para a fabricação de polímeros utilizados em embalagens plásticas de alimentos, em mamadeiras e no revestimento interno de latas. Esse composto está sendo banido em diversos países,...
UERJ 2011 – Questão 25
O hidrogênio vem sendo considerado um possível substituto dos combustíveis altamente poluentes de origem fóssil, como o dodecano, utilizado na aviação. Sabe-se que, sob condições-padrão, as entalpias de combustão do dodecano e do hidrogênio molecular são respectivamente iguais a −7500 e −280 kJ.mol−1. A massa de hidrogênio, em gramas, necessária para gerar a mesma quantidade de energia que a gerada por 1 g de dodecano equivale a: a) 0,157 b) 0,315 c) 0,471 d) 0,630
UFSCar - Quí, Mat e His 2009 – Questão 4
Diversos processos industriais são realizados empregando compostos obtidos diretamente de fontes naturais de origem orgânica ou inorgânica. O desenvolvimento desses processos, em geral, representou marcos econômicos de impacto na sociedade e...
Base dudow 2000 – Questão 8
“A água da chuva em ambientes não poluídos, na ausência de raios e relâmpagos, é ácida devido à dissolução do ........, que dá origem ao ácido........” Assinale a alternativa que completa essa frase. a) CO2, carbônico b) SO2, sulfuroso c) P2O5, fosfórico d) N2O3, nitroso e) N2O5, nítrico
Base dudow 2000 – Questão 47
Certa massa de hidrogênio ocupa um volume de 100 cm3 a –73o C e 5 atm. Calcular, em graus Celsius, a temperatura necessária par que a mesma massa do hidrogênio ocupe um volume de 1 L a 760 mm Hg. (Dados: 1 cm3 = 1 mL; 1 atm = 760 mm Hg) a) + 500. b) - 400. c) + 400. d) - 127. e) + 127.