UEG 2022 – Questão 39

Ciências da Natureza / Química
No equilíbrio químico, as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes, mas, neste caso, constantes não quer dizer que elas sejam iguais. No equilíbrio químico a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa, ou seja, em uma determinada reação química, reversível, o sistema entra em equilíbrio dinâmico, quando as taxas de desenvolvimento das reações, direta e inversa, se igualam. No entanto, se o sistema em equilíbrio químico sofrer uma perturbação produzida por algum fator externo, este equilíbrio pode ser alterado. Os fatores externos capazes de perturbar o equilíbrio de um sistema são: a concentração dos reagentes e produtos, a pressão e a temperatura. Foi o químico francês Henri Louis Le Chatelier (1850 – 1936) que, estudando o comportamento de sistemas em equilíbrio químico, obteve a seguinte conclusão experimental: “quando se provoca uma perturbação sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido que tende a anular essa perturbação, procurando se ajustar a um novo equilíbrio”.
A reação de produção da amônia gasosa, a partir dos gases nitrogênio e hidrogênio, em sistema fechado, pode ser representada pela seguinte equação:
 

 
Com base nos conceitos de equilíbrio químico e no princípio de Le Chatelier, verifica-se que, de acordo com a equação apresentada:
a) um aumento na pressão provocará uma redução nas concentrações de N2 e H2, enquanto o equilíbrio deslocar-se-á no sentido 1.
b) ao se adicionar um catalisador, o equilíbrio químico irá se deslocar no sentido 1, pois irá aumentar a produção de amônia.
c) se houver um aumento na concentração de N2, haverá um aumento na concentração de NH3, fazendo com que o equilíbrio se desloque no sentido 2, consumindo menos H2.
d) com um aumento na temperatura, o equilíbrio irá se deslocar no sentido 2. E, neste caso, o valor de KC aumenta, pois as concentrações de N2 e H2 irão diminuir.
e) com uma redução na temperatura, o equilíbrio irá se deslocar no sentido 1. E, neste caso, o valor de KC irá diminuir, pois a concentração do NH3 irá aumentar.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2018 – Questão 108
Por meio de reações químicas que envolvem carboidratos, lipídeos e proteínas, nossas células obtêm energia e produzem gás carbônico e água. A oxidação da glicose no organismo humano libera energia, conforme ilustra a equação química,...
UERJ 2015 – Questão 33
A vanilina é a substância responsável pelo aroma de baunilha presente na composição de determinados vinhos. Este aroma se reduz, porém, à medida que a vanilina reage com o ácido etanoico, de acordo com a equação química abaixo. A substância orgânica produzida nessa reação altera o aroma do vinho, pois apresenta um novo grupamento pertencente à função química denominada: a) éster b) álcool c) cetona d) aldeído
FUVEST 2014 – Questão 25
A tabela abaixo apresenta informações sobre cinco gases contidos em recipientes separados e selados. Qual recipiente contém a mesma quantidade de átomos que um recipiente selado de 22,4 L, contendo H2, mantido a 2 atm e 273 K? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
UFRGS - Química 2011 – Questão 32
O tiossulfato de sódio é utilizado na formulação de banhos fixadores para materiais fotográficos. A obtenção do tiossulfato de sódio ocorre a partir de uma solução que contém sulfeto de sódio e carbonato de sódio, através da qual se...
PASUSP 2008 – Questão 47
Como se observa na tabela, a tendência de variação das concentrações de S2– e Fe2+ é oposta à das concentrações de SO2-4 e Fe3+, em função da profundidade e, ao mesmo tempo, a concentração dessas quatro espécies químicas é...