PUC - MINAS 2024 – Questão 21

Ciências da Natureza / Biologia
A Doença Renal Policística é uma doença genética muito comum em gatos Persas. O transtorno acontece quando vários cistos se desenvolvem no tecido renal. Apesar de estar presente desde o nascimento do animal, normalmente os sintomas só aparecem em sua velhice, causando insuficiência renal. Apenas um gene (vindo da mãe ou do pai) é suficiente para que o filhote tenha a doença. Em casos que o filhote herda dois genes “defeituosos”, ele não sobrevive.
Suponha que um gato Persa normal (fêmea) cruze com um gato Persa com doença renal policística (macho).
Determine a proporção genotípica de indivíduos doentes descendentes deste cruzamento:
a) 50% Aa.
b) 50% AA.
c) 100% Aa.
d) 100% aa.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2013 – Questão 42
A prática conhecida como Anel de Malpighi consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma angiosperma. Essa prática leva à morte da planta nas seguintes condições:
ENEM PPL - Natureza e Matemática 2024 – Questão 92
Nas últimas décadas, a população dos centros urbanos tem requerido a pavimentação das vias públicas, visando o aumento do conforto e a minimização do desgaste de veículos. No entanto, essa melhoria da qualidade de vida pode trazer...
Base dudow 2000 – Questão 37
Tomando uma grande dose de vitamina A, uma pessoa pode suprir suas necessidades por vários dias. Se fizer o mesmo em relação à vitamina C, não terá o mesmo efeito, necessitando de reposições diárias dessa vitamina. Essa diferença na forma...
UECE 2020 – Questão 55
O corpo dos representantes do filo Mollusca apresenta a) simetria radial, cabeça, pé e massa visceral. b) simetria bilateral, cabeça, pé e membros articulados. c) simetria bilateral, cabeça, pé e massa visceral. d) simetria radial, cabeça, pé e membros articulados.
UFMS 2021 – Questão 35
Sobre o esquema a seguir e seus conhecimentos a respeito da circulação dos vertebrados, é correto afirmar: a) o peixe tem coração bicavitário, com circulação dupla e completa. b) nos anfíbios, o sangue arterial não se mistura com o venoso. c) os répteis têm circulação dupla e incompleta. d) o coração das aves é tricavitário e a circulação completa. e) nos mamíferos, a crossa aórtica é voltada para o lado direito.