PASUSP 2009 – Questão 5

Linguagens / Português / Período Composto – Conjunção e Elementos Coesivos / Conjunção
Na literatura, como na natureza, nada se ganha e nada se perde, tudo se transforma. Em Shakespeare está tudo o que nós, escritores, continuamos a utilizar nos dias de hoje, apenas embaralhamos as cartas e voltamos a dar. Os sentimentos profundos que movem a humanidade – o amor, o ciúme, a paixão pelo poder, as intrigas da corte –, a certeza de que as grandes histórias de amor continuam a ser as impossíveis, etc. Ainda que depois de Shakespeare não tivesse surgido mais nada, o essencial sobre a natureza humana já teria sido dito.
José Eduardo Agualusa, O Estado de S. Paulo, 23/04/2009 (adaptado)
Na frase  “Na literatura, como na natureza, nada se ganha e nada se perde, tudo se transforma”, o termo como expressa a ideia de
a) causa.
b) finalidade.
c) tempo.
d) comparação.
e) condição.

Veja outras questões semelhantes:

PASUSP 2009 – Questão 8
Assinale a alternativa em que a frase “Fio, fais um zóio de boi lá fora pra nóis” foi reescrita na variedade padrão da linguagem, mantendo a mesma pessoa gramatical do texto. a) Filho, faça um olho de boi lá fora para nós. b) Filho, façais um olho de boi lá fora para nós. c) Filho, faze um olho de boi lá fora para nós. d) Filho, fazeis um olho de boi lá fora para nós. e) Filho, façamos um olho de boi lá fora para nós.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 105
Qual é a segurança do sangue? ...
Base dudow 2000 – Questão 12
Considere o seguinte período: ...
UFSCar - Por e Ing 2009 – Questão 11
Esqueletos e registros escritos demonstram que ...
UNESP 2013 – Questão 16
De acordo com a argumentação do especialista Alexandre Oliva, a principal característica de um software livre consiste em a) não permitir que o usuário o copie para outro computador ou para terceiros. b) apresentar grande facilidade de instalação e uso. c) revelar qualidade superior e maior velocidade de desempenho. d) ser sempre muitíssimo mais barato que o software privativo. e) dar liberdade de acesso e manipulação do código-fonte ao usuário.