PASUSP 2009 – Questão 4

Linguagens / Português / Período Composto – Conjunção e Elementos Coesivos / Conjunção
Na literatura, como na natureza, nada se ganha e nada se perde, tudo se transforma. Em Shakespeare está tudo o que nós, escritores, continuamos a utilizar nos dias de hoje, apenas embaralhamos as cartas e voltamos a dar. Os sentimentos profundos que movem a humanidade – o amor, o ciúme, a paixão pelo poder, as intrigas da corte –, a certeza de que as grandes histórias de amor continuam a ser as impossíveis, etc. Ainda que depois de Shakespeare não tivesse surgido mais nada, o essencial sobre a natureza humana já teria sido dito.
José Eduardo Agualusa, O Estado de S. Paulo, 23/04/2009 (adaptado)
Assinale a alternativa em que o termo  "ainda"  tem o mesmo sentido que em  “Ainda que depois de Shakespeare não tivesse surgido mais nada”.
a) Resta-lhe, ainda, um argumento para a sua defesa.
b) Este micro comprado há 3 anos, ainda hoje funciona bem.
c) Ainda estudando como tem estudado, não conseguirá passar de ano.
d) Tem dois filhos e, ainda, duas belas filhas.
e) De madrugada, a Lua ainda aparecia em toda a sua plenitude.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 65
Texto para as questões 65 e 66 ...
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 32
Disponível em: www.ricmais.com.br. ...
Base dudow 2000 – Questão 59
As orações destacadas do período: ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 98
Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem a) o emprego de enumeração de itens e apresentação de títulos expressivos. b) o uso de orações subordinadas condicionais e temporais. c) o emprego de pronomes como “você” e “sua” e o uso do imperativo. d) a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição. e) o fornecimento de número de telefone gratuito para contato.
Base dudow 2000 – Questão 75
No trecho: “Uma atitude mais construtiva é, pois, reconhecer os fatos, aceitar nossa língua como ela é”, a expressão destacada a) sinaliza oposição e equivale a “no entanto” b) indica conclusão e equivale a “portanto” c) inicia uma explicação e equivale a “que” d) exprime temporalidade e equivale a “logo” e) expressa comparação e equivale a “como”