PASUSP 2009 – Questão 20

Ciências da Natureza / Biologia / Evolução / Irradiação e Convergência
Na irradiação adaptativa, espécies de mesma origem evolutiva se diferenciam de acordo com os ambientes em que vivem, adquirindo características bastante diversas. Já na convergência adaptativa, organismos de origens diferentes, que vivem no mesmo tipo de ambiente há muito tempo, acabam por se parecer.
Observe as seguintes afirmações.
I. Baleias são mamíferos e tubarões são peixes. Ambos apresentam corpo adaptado à natação.
II. Algumas espécies de pássaros que habitam as Ilhas Galápagos provavelmente possuem um ancestral comum. No entanto, apresentam bicos muito distintos, adaptados a certos tipos de alimentos.
III. Muitas plantas que vivem no deserto, independentemente de sua origem, possuem caules carnosos e tecidos que armazenam água.
Irradiação e convergência adaptativas são exemplificadas pelas afirmações acima, conforme indicado em:
a)
b)

c)

d)

e)

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2014 – Questão 22
A preservação da biodiversidade ocupa hoje um lugar importante na agenda ambiental de diversos países. Qual das afirmações abaixo é correta? ...
UNESP 2005 – Questão 22
Considere as seguintes formas de herança: ...
Base dudow 2000 – Questão 39
Qual dos seguintes processos ocorre exclusivamente na meiose? a) Divisão do centrômero. b) Duplicação dos cromossomos. c) Migração dos cromossomos. d) Pareamento dos cromossomos. e) Espiralização dos cromossomos.
UNESP (julho) 2012 – Questão 67
A Verdade ir a Solidão. ...
Base dudow 2000 – Questão 56
Um indivíduo heterozigoto para dois pares de genes autossômicos, que apresentam segregação independente, casa-se com uma mulher homozigota recessiva para esses mesmos pares de genes. A probabilidade de nascer um filho genotipicamente igual ao pai, com relação ao par de genes considerado, é: a) 1/2. b) 1/4. c) 1/8. d) 1/12. e) 1/16.