INSPER 2 2014 – Questão 23

Linguagens / Literatura
No capítulo “Do trapézio e outras coisas” das Memórias Póstumas de Brás Cubas, o narrador começa dizendo que Marcela o amou “durante quinze meses e onze contos de réis”. Essa associação sintática de elementos que parecem incompatíveis semanticamente é um recurso muito comum na obra machadiana e, dentre as opções abaixo,só não ocorre em:
a) “Gastei trinta dias para ir do Rocio Grande ao coração de Marcela”.
b) “(...) cogitei (...) se não haveria outro meio razoável de combinar o Estado e a Gamboa”.
c) “Talvez espante ao leitor a franqueza com que lhe exponho e realço a minha mediocridade”.
d) “(...) foste aí pela estrada da vida, manquejando da perna e do amor”.
e) “(...) o Humanitismo não excluía nada: as guerras de Napoleão e uma contenda de cabras eram, segundo a nossa doutrina, a mesma sublimidade”

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2014 – Questão 84
Nas primeiras versões das Memórias póstumas de Brás Cubas, constava, no final do capítulo LXXI, aqui reproduzido, o seguinte trecho, posteriormente suprimido pelo autor: ...
FMABC 2019 – Questão 16
Ao definir o destino final de Capitu no romance Dom Casmurro, Machado de Assis chama a atenção para a ...
INSPER 2 2014 – Questão 57
A razão entre o comprimento exato de uma circunferência e o comprimento aproximado, obtido com o perímetro do octógono circunscrito, é a) b) c) d) e)
FUVEST 2015 – Questão 28
Considerada no contexto histórico-social figurado no romance Til, a brusca reação de Jão Fera, narrada no final do excerto, explica-se ...
Albert Einstein 2019 – Questão 6
No trecho do romance, o filho a) acusa o pai por tê-lo impedido de abandonar a casa. b) é censurado pelo pai por ter partido em busca de uma vida pródiga. c) discorda da opinião do pai de que o apetite é sagrado. d) repreende o pai por ter sacralizado o apetite. e) é repreendido pelo pai por não ter se empenhado o suficiente no trabalho.