FUVEST 2014 – Questão 86

Linguagens / Português
Revelação do subúrbio
Quando vou para Minas, gosto de ficar de pé, contra vidraça do carro*,
vendo o subúrbio passar.
O subúrbio todo se condensa para ser visto depressa,
com medo de não repararmos suficientemente
em suas luzes que mal têm tempo de brilhar.
A noite como o subúrbio e logo o devolve,
ele reage, luga, se esforça,
até que vem o campo onde pela manhã repontam laranjais
e à noite só existe a tristeza do Brasil.
 
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo, 1940
 
(*) carro: vagão ferroviários para passageiros
Para a caracterização do subúrbio, o poeta lança mão, principalmente, da(o)
a) personificação.
b) paradoxo.
c) eufemismo.
d) sinestesia.
e) silepse.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2008 – Questão 82
As estruturas presentes em uma célula vegetal, porém ausentes em uma bactéria, são: a) cloroplastos, lisossomos, núcleo e membrana plasmática. b) vacúolos, cromossomos, lisossomos e ribossomos. c) complexo golgiense, membrana plasmática, mitocôndrias e núcleo. d) cloroplastos, mitocôndrias, núcleo e retículo endoplasmático. e) cloroplastos, complexo golgiense, mitocôndrias e ribossomos.
UERJ 2006 – Questão 10
Considerando-se as implicações relativas ao abuso de poder que se podem depreender do texto de Manuel Bandeira, o desfecho do poema permite concluir que o rei não previu a hipótese de: a) ser atendido pelas ondas do mar b) ficar comovido pelo sacrifício das sereias c) ser contestado pela ação de seus subordinados d) ficar surpreso com a fraqueza de seus comandados
FUVEST 2016 – Questão 28
A Estação Espacial Internacional orbita a Terra em uma altitude h. A aceleração da gravidade terrestre dentro dessa espaçonave é a) nula. b) gThRT2. c) gT RT - hRT2. d) gT RTRT + h2. e) gT RT - hRT + h2.
UERJ 2016 – Questão 15
Todo abacate é verde. O Incrível Hulk é verde. O Incrível Hulk é um abacate. (ref.1) Este parágrafo indica como o leitor deve ler todos os anteriores. Segundo essa indicação, os argumentos apresentados pelo cronista devem ser compreendidos como: a) críticas irônicas. b) exercícios formais. c) raciocínios aceitáveis. d) recriações linguísticas.
FUVEST 2012 – Questão 29
Volumes iguais de uma solução de I2 (em solvente orgânico apropriado) foram colocados em cinco diferentes frascos. Em seguida, a cada um dos frascos foi adicionada uma massa diferente de estanho (Sn), variando entre 0,2 e 1,0 g. Em cada frasco,...