FUVEST 2012 – Questão 49

Linguagens / Português / Semântica / Semântica, Estilística e Retórica
Não era e não podia o pequeno reino lusitano ser uma potência colonizadora à feição da antiga Grécia. O surto marítimo que enche sua história do século XV não resul­tara do extravasamento de nenhum excesso de população, mas fora apenas provocado por uma burguesia comercial sedenta de lucros, e que não encontrava no reduzido território pátrio satisfação à sua desmedida ambição. A ascensão do fundador da Casa de Avis ao trono português trouxe esta burguesia para um primeiro plano. Fora ela quem, para se livrar da ameaça castelhana e do poder da nobreza, representado pela Rainha Leonor Teles, cingira o Mestre de Avis com a coroa lusitana. Era ela, portanto, quem devia merecer do novo rei o melhor das suas atenções. Esgotadas as possibilidades do reino com as pródigas dádivas reais, restou apenas o recurso da expansão externa para contentar os insaciáveis companheiros de D. João I. 
Caio Prado Júnior, 
Evolução política do Brasil. Adaptado.
No contexto, o verbo “enche” indica

a) habitualidade no passado.
b) simultaneidade em relação ao termo “ascensão”.
c) ideia de atemporalidade.
d) presente histórico.
e) anterioridade temporal em relação a “reino lusitano”.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2009 – Questão 68
Nos polímeros supramoleculares, as cadeias poliméricas são formadas por monômeros que se ligam, uns aos outros, apenas por ligações de hidrogênio e não por ligações covalentes como nos polímeros convencionais. Alguns polímeros...
FUVEST 2021 – Questão 8
Um aplicativo de videoconferências estabelece, para cada reunião, um código de 10 letras, usando um alfabeto completo de 26 letras. A quantidade de códigos distintos possíveis está entre Note e adote: log1013 ≅1,114; 1 bi = 109 a) 10 bilhões e 100 bilhões. b) 100 bilhões e 1 trilhão. c) 1 trilhão e 10 trilhões. d) 10 trilhões e 100 trilhões. e) 100 trilhões e 1 quatrilhão.
FUVEST 2017 – Questão 58
A figura foi obtida em uma câmara de nuvens, equipamento que registra trajetórias deixadas por partículas eletricamente carregadas. Na figura, são mostradas as trajetórias dos produtos do decaimento de um isótopo do hélio (He26) em repouso: um...
FUVEST 2011 – Questão 76
Leia o trecho de Machado de Assis sobre Iracema, de José de Alencar, e responda ao que se pede. ...
FUVEST 2009 – Questão 73
O polinômio p(x) = x3 + ax2 + bx, em que a e b são números reais, tem restos 2 e 4 quando dividido por x – 2 e x – 1, respectivamente. Assim, o valor de a é a) – 6. b) – 7. c) – 8. d) – 9. e) – 10.