FUVEST 2011 – Questão 69

Ciências Humanas / Geografia / Geografia Africana / Doenças tropicais e AIDS
Doenças tropicais surgem graças a um conjunto de fatores biológicos, ecológicos e evolutivos que condicionam a sua ocorrência exclusivamente nas proximidades do Equador, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Porém, a perpetuação das doenças tropicais em países aí situados depende, fundamentalmente, da precária situação econômica vigente e é consequência direta do subdesenvolvimento.
E. P. Camargo, Doenças tropicais, 2008. Adaptado.
www.map.ox.ac.uk. Acessado em agosto de 2010. Adaptado.
Com base no mapa e em seus conhecimentos, indique a afirmação correta.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2012 – Questão 1
Observe as charges. ...
ENEM 2004 – Questão 48
No verão de 2000 foram realizadas, para análise, duas coletas do lixo deixado pelos frequentadores em uma praia no litoral brasileiro. O lixo foi pesado, separado e classificado. Os resultados das coletas feitas estão na tabela a seguir. ...
FUVEST 2016 – Questão 42
A cobra-coral – Erythrolamprus aesculapii – tem hábito diurno, alimenta-se de outras cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca – Bothrops jararaca – tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira. Essas serpentes a) disputam o mesmo nicho ecológico. b) constituem uma população. c) compartilham o mesmo hábitat. d) realizam competição intraespecífica. e) são comensais.
Base dudow 2000 – Questão 44
Observe a figura do globo terrestre e responda: O movimento que a terra está fazendo é: a) rotação do Norte para o Sul. b) rotação de Oeste para Leste. c) translação de Oeste para Leste. d) translação de Norte para o Sul. e) rotação de Leste para Oeste.
ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 14
O gráfico mostra a relação da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas com a área plantada no Brasil, no período de 1980 e 2008. o que caracteriza crescimento de a) economia. b) área plantada. c) produtividade. d) sustentabilidade. e) racionalização.