FUVEST 2011 – Questão 53

Ciências Humanas / História / A Expansão Marítimo-Comercial Europeia / A Expansão Holandesa
Quando os Holandeses passaram à ofensiva na sua Guerra dos Oitenta Anos pela independência contra a Espanha, no fim do século XVI, foi contra as possessões coloniais portuguesas, mais do que contra as espanholas, que os seus ataques mais fortes e mais persistentes se dirigiram. Uma vez que as possessões ibéricas estavam espalhadas por todo o mundo, a luta subsequente foi travada em quatro continentes e em sete mares e esta luta seiscentista merece muito mais ser chamada a Primeira Guerra Mundial do que o holocausto de 1914-1918, a que geralmente se atribui essa honra duvidosa. Como é evidente, as baixas provocadas pelo conflito iberoholandês foram em muito menor escala, mas a população mundial era muito menor nessa altura e a luta indubitavelmente mundial.  
Charles Boxer, O império marítimo português, 1415-1825.
Lisboa: Edições 70, s.d., p.115.   
 
Podem-se citar, como episódios centrais dessa “luta seiscentista”, a :
a) conquista espanhola do México, a fundação de Salvador pelos portugueses e a colonização holandesa da Indonésia. 
b) invasão holandesa de Pernambuco, a fundação de Nova Amsterdã (futura Nova York) pelos holandeses e a perda das Molucas pelos portugueses. 
c) presença holandesa no litoral oriental da África, a fundação de Olinda pelos portugueses e a colonização espanhola do Japão. 
d) expulsão dos holandeses da Espanha, a fundação da Colônia do Sacramento pelos portugueses e a perda espanhola do controle do Cabo da Boa Esperança. 
e) conquista holandesa de Angola e Guiné, a fundação de Buenos Aires pelos espanhóis e a expulsão dos judeus de Portugal.
Esta questão recebeu 8 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST (2ºdia) 2002 – Questão 39
I. As florestas tropicais possuem maior diversidade biológica que as temperadas. II. As florestas tropicais possuem maior diversidade vegetal e menor diversidade animal que as savanas. III. As florestas temperadas possuem maior biomassa que a tundra. IV. As savanas possuem maior biomassa que as florestas tropicais. Está correto apenas o que se afirma em a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV
UNESP 2005 – Questão 49
Assinale a alternativa correta sobre a civilização muçulmana durante o período medieval. ...
UNESP 2008 – Questão 53
Observe o cartaz, difundido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). ...
FUVEST 2011 – Questão 87
O texto informa que os falsificadores: a) atuam na venda de remédios no mercado atacadista. b) roubam o selo de qualidade da Organização Mundial da Saúde. c) utilizam placebo nos medicamentos. d) apresentam-se como representantes oficiais da indústria farmacêutica. e) estão sempre alertas à demanda do mercado.
FUVEST 2014 – Questão 19
Dois fios metálicos, F1 e F2, cilíndricos, do mesmo material de resistividade ρ, de seções transversais de áreas, respectivamente, A1 e A2 = 2A1, têm comprimento L e são emendados, como ilustra a figura abaixo. O sistema formado pelos fios é conectado a uma bateria de tensão V. Nessas condições, a diferença de potencial V1, entre as extremidades de F1, e V2, entre as de F2, são tais que a) V1=V24 b) V1=V22 c) V1=V2 d) V1=2V2 e) V1=4V2