FUVEST 2008 – Questão 23

Ciências da Natureza / Química / Equilíbrio Químico / Constante de Equilíbrio em Termos de Concentrações Molares (Kc)
Certas quantidades de água comum (H2O) e de água deuterada (D2O) — água que contém átomos de eutério em lugar de átomos de hidrogênio — foram misturadas.
Ocorreu a troca de átomos de hidrogênio e de eutério, formando-se moléculas de HDO e estabelecendo-se o equilíbrio (estado I)
                               H2O + D2 2 HDO
As quantidades, em mols, de cada composto no estado I estão indicadas pelos patamares, à esquerda, no diagrama.
Depois de certo tempo, mantendo-se a temperatura constante, acrescentou-se mais água deuterada, de modo que a quantidade de D2O, no novo estado de equilíbrio (estado II), fosse o triplo daquela antes da adição. As quantidades, em mols, de cada composto envolvido no estado II estão indicadas pelos patamares, à direita, no diagrama.
 
 
A constante de equilíbrio, nos estados I e II, tem, respectivamente, os valores
a) 0,080 e 0,25.
b) 4,0 e 4,0.
c) 6,6 e 4,0.
d) 4,0 e 12.
e) 6,6 e 6,6.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2015 – Questão 33
E que pese a oposição programática do Naturalismo ao Romantismo, verifica-se no excerto – e na obra a que pertence – a presença de uma linha de continuidade entre o movimento romântico e a corrente naturalista brasileira, a saber, a a) exaltação patriótica da mistura de raças. b) necessidade de autodefinição nacional. c) aversão ao cientificismo. d) recusa dos modelos literários estrangeiros. e) idealização das relações amorosas.
UEL 2016 – Questão 34
A sociedade contemporânea tem experimentado avanços significativos na área de nanotecnologia com benefícios na saúde, na agricultura, na indústria, nos esportes. Entre os materiais nanoestruturados amplamente utilizados, encontram-se os...
FUVEST 2009 – Questão 62
A figura a seguir é um modelo simplificado de um sistema em equilíbrio químico. Este equilíbrio foi atingido ao ocorrer uma transformação química em ...
UFRGS - Química 2011 – Questão 30
Em 2010, o Prêmio Nobel de Química foi atribuído aos pesquisadores Richard F. Heck, Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki. Eles dividiram o prêmio por terem desenvolvido novos métodos que revolucionaram a maneira de se obterem moléculas complexas...
UNESP 2005 – Questão 62
O clorato de potássio (KClO3) pode ser utilizado para a produção de oxigênio em laboratório. Quando aquecido na presença de um catalisador, o clorato se decompõe produzindo, além do gás desejado, cloreto de potássio (KCl). O volume de oxigênio, medido nas CNTP (T = 273K e P = 1 atm, com R = 0,082L · atm · K-1· mol-1), produzido quando um mol do clorato é consumido, é de: a) 67,2 L. b) 56,0 L. c) 44,8 L. d) 39,2 L. e) 33,6 L.