FUVEST 2007 – Questão 43

Linguagens / Literatura / Romantismo
“Não há hoje a menor razão para que desconheçamos a importância da parte indígena na população do Brasil; e menos ainda para que, apaixonados, [de]clamemos contra selvagens que por direito natural defendiam sua liberdade, independência e as terras que ocupavam...
De mais, a terra é quem dá a nacionalidade a seus filhos; e dessa nacionalidade não são excluídos os que primeiro aqui nasceram antes dos seus conquistadores.”
Gonçalves de Magalhães,
Os indígenas do Brasil perante a História, 1860.
Este texto
a) constituía o preâmbulo da lei do Império sobre a concessão da cidadania aos indígenas.
b) espelhava a opinião dominante na sociedade da época, que era favorável aos indígenas.
c) justificava a transformação dos indígenas em tema do romantismo brasileiro.
d) apresentava-se como ultrapassado, uma vez que os indígenas já haviam sido dizimados.
e) separava os indígenas da população brasileira, pois eles eram vistos como selvagens.
Esta questão recebeu 20 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2017 – Questão 81
O paralelepípedo retorretângulo ABCDEFGH, representado na figura, tem medida dos lados AB = 4, BC = 2 e BF = 2. O seno do ângulo HA^F, é igual a a) 125 b) 15 c) 210 d) 25 e) 310
FUVEST 2018 – Questão 76
Uma característica do Naturalismo presente no texto é: a) forte apelo aos sentidos. b) idealização do espaço. c) exaltação da natureza. d) realce de aspectos raciais. e) ênfase nas individualidades.
UEL 2009 – Questão 58
...
FUVEST 2006 – Questão 82
The passage suggests that China’s embrace of the car is likely to make environmentalistsa) distressed.b) angry.c) scared.d) startled.e) apprehensive.
FUVEST 2006 – Questão 4
No trecho “mas minha mãe botou ele por promessa”, o pronome pessoal foi empregado em registro coloquial. É o que também se verifica em: a) “— E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?” b) “— E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?” c) “— Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?” d) “— Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.” e) “— (...) pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...”