FUVEST 2007 – Questão 20

Ciências da Natureza / Química / Termoquímica / Diagrama de Entalpia
A dissolução de um sal em água pode ocorrer com liberação de calor, absorção de calor ou sem efeito térmico.
Conhecidos os calores envolvidos nas transformações, mostradas no diagrama que segue, é possível calcular o calor de dissolução de cloreto de sódio sólido em água, produzindo Na+(aq) e Cl(aq).

Com os dados fornecidos, pode-se afirmar que a dissolução de 1 mol desse sal
a) é acentuadamente exotérmica, envolvendo cerca de 103kJ.
b) é acentuadamente endotérmica, envolvendo cerca de 103kJ.
c) ocorre sem troca de calor.
d) é pouco exotérmica, envolvendo menos de 10kJ.
e) é pouco endotérmica, envolvendo menos de 10kJ.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2012 – Questão 17
No mapa atual do Brasil, reproduzido abaixo, foram indicadas as rotas percorridas por algumas bandeiras paulistas no século XVII. ...
FUVEST 2006 – Questão 26
Três números positivos, cuja soma é 30, estão em progressão aritmética. Somando-se, respectivamente, 4, –4 e –9 aos primeiro, segundo e terceiro termos dessa progressão aritmética, obtemos três números em progressão geométrica. Então, um dos termos da progressão aritmética é a) 9. b) 11. c) 12. d) 13. e) 15.
FUVEST 2007 – Questão 69
A expressão sublinhada no trecho “...ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si” pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por a) desde que. b) contanto que. c) uma vez que. d) a não ser que. e) se bem que.
FUVEST 2019 – Questão 41
O gráfico a seguir indica a temperatura de ebulição de bromoalcanos (CnH2n+1Br) para diferentes tamanhos de cadeia carbônica. Considerando as propriedades periódicas dos halogênios, a alternativa que descreve adequadamente o comportamento expresso no gráfico de temperaturas de ebulição versus tamanho de cadeia carbônica para CnH2n+1F () e CnH2n+1I (•) é: a) b) c) d) e)
FUVEST 2012 – Questão 6
Logo após a entrada de milhares de imigrantes norte-africanos na Itália, em abril deste ano, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, fizeram as seguintes declarações a respeito de um consenso...