FUVEST 2005 – Questão 41

Ciências Humanas / História / O Processo de Independência / A Vinda da Família Real
A invasão da Península Ibérica pelas forças de Napoleão Bonaparte levou a Coroa portuguesa, apoiada pela Inglaterra, a deixar Lisboa e instalar-se no Rio de Janeiro. Tal decisão teve desdobramentos notáveis para o Brasil. Entre eles,

a) a chegada ao Brasil do futuro líder da independência, a extinção do tráfico negreiro e a criação das primeiras escolas primárias.
b) o surgimento das primeiras indústrias, muitas transformações arquitetônicas no Rio de Janeiro e a primeira constituição do Brasil.
c) o fim dos privilégios mercantilistas portugueses, o nascimento das universidades e algumas mudanças nas relações entre senhores e escravos.
d) a abertura dos portos brasileiros a outras nações, a assinatura de acordos comerciais favoráveis aos ingleses e a instalação da Imprensa Régia.
e) a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, a abertura de estradas de ferro ligando o litoral fluminense ao porto do Rio e a introdução do plantio do café.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2010 – Questão 75
Observe a foto de uma manifestação de dekasseguis no Japão em janeiro de 2009. ...
Base dudow 2000 – Questão 52
Observe o mapa a seguir: ...
Base dudow 2000 – Questão 50
Sobre o Período Napoleônico é correto afirmar que: ...
FUVEST 2014 – Questão 43
Considere o triângulo ABC no plano cartesiano com vértices A = (0,0), B = (3,4) e C = (8,0). O retângulo MNPQ tem os vértices M e N sobre o eixo das abscissas, o vértice Q sobre o lado e o vértice P sobre o lado . Dentre todos os retângulos construídos desse modo, o que tem área máxima é aquele em que o ponto P é a) b) c) d) e)
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 75
A intencionalidade geopolítica agregada ao símbolo da Organização das Nações Unidas ocorre porque a imagem a) inverte a localização dos países no globo. b) centraliza a posição dos países do norte. c) reduz a escala no traçado dos países periféricos. d) ignora a existência de continentes meridionais. e) apresenta uma continuidade entre as porções continentais.