FUVEST 2005 – Questão 14

Linguagens / Português / Linguagem Figurada / Campo Semântico
“— Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando a missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de D. Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou D. Plácida. É de crer que D. Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: — Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: — Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”. 
(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)
A palavra assinalada no trecho “que devia ser sua colaboradora na vida de D. Plácida” mantém uma relação sinonímica com a palavra dia(s) em:
a) “um dia, (…), viu entrar a dama”.
b) “Viu-a outros dias”.
c) “ao acender os altares, nos dias de festa”.
d) “podia dizer aos autores de seus dias”.
e) “até acabar um dia na lama”.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2006 – Questão 7
Na perspectiva do narrador, o Kramer é considerado sábio porque, como um bom sonhador,a) anima-se com a possibilidade de uma feliz e prolongada realização de seu sonho.b) percebe que a realização de seu sonho acabaria sendo uma forma de...
FUVEST 2006 – Questão 6
No trecho “Sem nem ao menos se darem as mãos caminhavam na chuva”, o segmento sublinhado pode ser corretamente substituído por: “Sem que nem ao menos se a) dêem as mãos ”. b) davam as mãos”. c) deram as mãos”. d) dessem as mãos”. e) dariam as mãos”.
FUVEST 2006 – Questão 33
Vegetius, escrevendo no século IV a.C., afirmava que os romanos eram menos numerosos que os gauleses, menores em tamanho que os germanos, mais fracos que os espanhóis, não tão astutos quanto os africanos e inferiores aos gregos em inteligência...
Base dudow 2000 – Questão 56
Em "O casal de índios levou os à sua aldeia, que estava deserta, onde ofereceu frutas aos convidados", temos: a) dois pronomes possessivos e dois pronomes pessoais; b) um pronome pessoal, um pronome possessivo e dois pronomes relativos; c) dois pronomes pessoais e dois pronomes relativos; d) um pronome pessoal, um pronome possessivo, um pronome relativo e um pronome interrogativo; e) dois pronomes possessivos e dois pronomes relativos.
FUVEST 2013 – Questão 90
No texto, em resposta à pergunta “Does he see himself as a champion of frustration?”, o autor do livro argumenta ser necessário que as pessoas a) tenham experiências satisfatórias para compreender a frustração. b) entendam cada vez mais a cultura capitalista de consumo. c) se distraiam fazendo compras quando estão irritadas. d) lidem com as frustrações para que suas satisfações sejam realistas. e) percebam o que as deixa frustradas no dia a dia.