FMABC 2021 – Questão 8

Linguagens / Português
Leia o trecho do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder.

  – Está bom, acabou, disse eu finalmente; mas, explique-me só uma coisa, por que é que você me perguntou se eu tinha medo de apanhar?
  – Não foi por nada, respondeu Capitu, depois de alguma hesitação... Para que bulir nisso?
  – Diga sempre. Foi por causa do seminário?
  – Foi; ouvi dizer que lá dão pancada... Não? Eu também não creio.
  A explicação agradou-me; não tinha outra. Se, como penso, Capitu não disse a verdade, força é reconhecer que não podia dizê-la, e a mentira é dessas criadas que se dão pressa em responder às visitas que “a senhora saiu”,quando a senhora não quer falar a ninguém. Há nessa cumplicidade um gosto particular; o pecado em comum iguala por instantes a condição das pessoas, não contando o prazer que dá a cara das visitas enganadas, e as costas com que elas descem...A verdade não saiu, ficou em casa,no coração de Capitu, cochilando o seu arrependimento.E eu não desci triste nem zangado; achei a criada galante,apetecível, melhor que a ama.
  As andorinhas vinham agora em sentido contrário, ou não seriam as mesmas. Nós é que éramos os mesmos; ali ficamos, somando as nossas ilusões, os nossos temores,começando já a somar as nossas saudades.
(Dom Casmurro, 2016.)
Em “– Não foi por nada, respondeu Capitu, depois de alguma hesitação... Para que bulirnisso?” (2o parágrafo), o termo sublinhado está empregado na acepção de
a) “falar sobre, mencionar”, como em: “melhor é nem bulir nesse assunto”.
b) “mover ou agitar de leve”, como em: “sem nem bulir a cabeça, disse que não”.
c) “tocar em (algo ou alguém)”, como em: “não bula no armário até eu voltar”.
d) “causar incômodo ou apoquentar”, como em: “deixe-o em paz, não vá bulir com ele”.
e) “fazer caçoada; brincar; zombar”, como em: “passa o dia bulindo com o avô”.

 

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2013 – Questão 2
Para a adequada interpretação do texto, é necessário identificar a que informações apresentadas previamente correspondem algumas expressões de sentido vago empregadas pelo autor. Considere as seguintes correspondências: ...
FATEC 2005 – Questão 44
A frase – [...] mas o Ramsés, por mais que tente,não consegue se interessar pela doutrina kardecista– revela ...
FMABC 2018 – Questão 36
O raio da base do cilindro circular reto 1 é 20% maior que o raio da base do cilindro circular reto 2. A altura da coluna de água depositada no cilindro 1 é 20% menor do que a altura da coluna de água depositada no cilindro 2. O volume de água depositada no cilindro 1 é maior que o volume de água depositada no cilindro 2 em a) 20,0%. b) 12,5%. c) 15,2%. d) 25,0%. e) 32,6%.
FGV Administração 2011 – Questão 16
Tomadas as sugestões de fantasias como não aleatórias, isto é, como não resultantes do acaso, pode-se entender a frase “deixa o preconceito de lado” como uma a) hipérbole. b) metonímia. c) alegoria. d) ironia. e) redundância.
Base dudow 2000 – Questão 61
Indique a alternativa em que a palavra destacada tem o mesmo sentido que flanar: a) Suas lorotas eram de enfadar a gente. b) É preferível poupar hoje, para ter amanhã. c) Vi-o estreitar seus valores pela vida. d) Não é permitido vagabundear pelos corredores. e) Se alguém girar a maçaneta, logo estará na sala.