FGV 2017 – Questão 59

Ciências Humanas / Geografia
Desde 2015, tem crescido o número de imigrantes e refugiados que utilizam a chamada “rota balcânica”, para chegar a países da União Europeia, por meio de um corredor que passa pela Turquia, Grécia, Macedônia, Sérvia, Hungria e Áustria.
 

 
A respeito da rota balcânica indicada no mapa, NÃO é
correto afirmar:
a) O objetivo da maior parte dos imigrantes é alcançar países do centro e norte europeus, como a Alemanha, por exemplo.
b) O aumento do fluxo de refugiados por essa rota é explicado pelos conflitos armados nas regiões de origem dos deslocados, com destaque para a Síria.
c) O corredor dos Balcãs também é utilizado por jovens que procuram escapar da falta de oportunidades em seus respectivos países.
d) As fronteiras dos países dessa rota são mantidas abertas para os que migram por motivos políticos e religiosos.
e) A rota terrestre é mais segura do que a travessia pelo Mediterrâneo, realizada por refugiados em barcos precários e controlados por traficantes.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2017 – Questão 56
Texto 1 ...
UFMG 2009 – Questão 20
Leia este texto: ...
UFMG 2011 – Questão 58
Com base nas informações contidas nessa figura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que a) as florestas de coníferas estão associadas a latitudes elevadas e baixas altitudes b) as florestas decíduas estão associadas a médias latitudes e médias altitudes c) as florestas tropicais estão associadas a baixas altitudes e latitudes elevadas d) o gelo e a neve estão associados a baixas latitudes e baixas altitudes.
FGV Economia 2011 – Questão 45
As bactérias são células procarióticas, constituindo os menores seres vivos e os mais simples do ponto de vista morfológico. A limitação do tamanho provavelmente deve-se à inexistência de compartimentos intracelulares separados por...
FGV 2020 – Questão 54
Em relação ao desmatamento na Amazônia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) vem realizando o inventário de perda da floresta primária por meio do desmatamento “por corte raso”, isto é, a remoção completa da cobertura...