FGV 2014 – Questão 20

Linguagens / Português
No mar de dúvidas
Há duas maneiras de aprender qualquer coisa: uma, leve, suave, com informações corretas mas superficiais, que, pela incompletude da lição, não indo aos assuntos a ela correlatos1, acaba sendo insuficiente para permitir a fixação da aprendizagem. É um método que pode agradar, e até divertir  o leitor menos exigente; mas não lhe garante o  sucesso do conhecimento2.
A segunda maneira é aquela que procura dar um passo à frente da resposta breve e imediata: estabelece relações entre a dúvida apresentada e outros assuntos afins, de modo que, aprofundando um pouco mais a lição, amplia o conhecimento3 e garante sua permanência, porque não se contenta em ficar na superfície dos problemas e das dúvidas4
Falamos em superfície, e a palavra nos sugere agora uma comparação entre as duas maneiras de aprender das quais vimos tratando5. A primeira ensina a pessoa, no mar de dúvidas, a manter-se à superfície; não afunda, mas não sai do lugar. A segunda, além de permitir à pessoa permanecer à superfície, ensina-lhe a dar braçadas, ir mais além. Assim, pela primeira maneira, a pessoa boia; pela segunda, nadando, avança e chega a seu destino6.
Evanildo Bechara, Na ponta da língua. Adaptado.
Sobre os verbos “boiar” e “nadar”, empregados metaforicamente no texto, é correto afirmar:
a) Representam ações que, a partir de um mesmo esforço, produzem resultados diferentes.
b) Expressam, respectivamente, a solução de dúvidas e a aprendizagem por meio do entretenimento.
c) O primeiro remete à “incompletude da lição” e o segundo, à “fixação da aprendizagem”.
d) O modo de aprender representado pelo primeiro resulta em “um passo a frente”; já o do segundo é o que leva a “uma resposta imediata”.
e) São duas maneiras de aprender que se distinguem mais pela quantidade do que pela qualidade.
 

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2014 – Questão 10
Como estudos ainda não conseguiram decifrar como direcionar a criatividade de uma maneira que certamente despertará esse interesse (e maximizará a produção), a opção normalmente costuma ser pela solução mais simples. ...
UNICAMP 2018 – Questão 76
O poema abaixo é de autoria do poeta Augusto de Campos, integrante do movimento concretista. ...
UNESP (julho) 2014 – Questão 8
Na ilustração apresentada logo após o texto, os elementos visuais postos em arranjo representam a) o dilema dos filósofos no considerar a compaixão virtude ou defeito. b) uma imagem de acolhimento caridoso e ajuda ao que sofre. c) a falsidade e a hipocrisia de todos os seres humanos. d) uma negação de todas as ideias manifestadas no artigo. e) uma paródia visual que debocha da capacidade humana de sentir compaixão.
FGV Economia 2009 – Questão 79
A palavra "alike" no trecho do primeiro parágrafo do texto – the middle class has borne the hopes for progress of politicians, economists and shopkeepers alike – indica uma ideia de: a) ordenação. b) ênfase. c) enumeração. d) similitude. e) preferência.
Base dudow 2000 – Questão 56
Assinale a alternativa totalmente correta, quanto às normas gramaticais. ...