FGV 2014 – Questão 20

Linguagens / Português
No mar de dúvidas
Há duas maneiras de aprender qualquer coisa: uma, leve, suave, com informações corretas mas superficiais, que, pela incompletude da lição, não indo aos assuntos a ela correlatos1, acaba sendo insuficiente para permitir a fixação da aprendizagem. É um método que pode agradar, e até divertir  o leitor menos exigente; mas não lhe garante o  sucesso do conhecimento2.
A segunda maneira é aquela que procura dar um passo à frente da resposta breve e imediata: estabelece relações entre a dúvida apresentada e outros assuntos afins, de modo que, aprofundando um pouco mais a lição, amplia o conhecimento3 e garante sua permanência, porque não se contenta em ficar na superfície dos problemas e das dúvidas4
Falamos em superfície, e a palavra nos sugere agora uma comparação entre as duas maneiras de aprender das quais vimos tratando5. A primeira ensina a pessoa, no mar de dúvidas, a manter-se à superfície; não afunda, mas não sai do lugar. A segunda, além de permitir à pessoa permanecer à superfície, ensina-lhe a dar braçadas, ir mais além. Assim, pela primeira maneira, a pessoa boia; pela segunda, nadando, avança e chega a seu destino6.
Evanildo Bechara, Na ponta da língua. Adaptado.
Sobre os verbos “boiar” e “nadar”, empregados metaforicamente no texto, é correto afirmar:
a) Representam ações que, a partir de um mesmo esforço, produzem resultados diferentes.
b) Expressam, respectivamente, a solução de dúvidas e a aprendizagem por meio do entretenimento.
c) O primeiro remete à “incompletude da lição” e o segundo, à “fixação da aprendizagem”.
d) O modo de aprender representado pelo primeiro resulta em “um passo a frente”; já o do segundo é o que leva a “uma resposta imediata”.
e) São duas maneiras de aprender que se distinguem mais pela quantidade do que pela qualidade.
 

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2011 – Questão 44
In the middle of paragraph 3, the phrase “That’s not how it feels…” most likely refers to which of the following? ...
FGV 2016 – Questão 30
Da “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, o poema de Drummond conserva, sobretudo, a) a ausência de adjetivação. b) o antilusitanismo. c) o ufanismo nacionalista. d) a regularidade métrica. e) a idealização nostálgica.
FGV 2018 – Questão 54
Vivemos, hoje, a “era da informação” e do “ciberespaço” em que a visibilidade e a comunicação instantânea e o uso de suportes e suplementos, como computadores, Internet, softwares, celulares, cartões de crédito/débito, se tornaram...
FGV 2012 – Questão 28
Segundo o narrador, a avareza é uma exageração de uma determinada virtude. Trata-se da a) prodigalidade. b) parcimônia. c) humildade. d) paciência. e) piedade.
Base dudow 2000 – Questão 3
Assinale a alternativa em que a frase obedece às regras da norma padrão. ...