FGV 2014 – Questão 20

Linguagens / Português
No mar de dúvidas
Há duas maneiras de aprender qualquer coisa: uma, leve, suave, com informações corretas mas superficiais, que, pela incompletude da lição, não indo aos assuntos a ela correlatos1, acaba sendo insuficiente para permitir a fixação da aprendizagem. É um método que pode agradar, e até divertir  o leitor menos exigente; mas não lhe garante o  sucesso do conhecimento2.
A segunda maneira é aquela que procura dar um passo à frente da resposta breve e imediata: estabelece relações entre a dúvida apresentada e outros assuntos afins, de modo que, aprofundando um pouco mais a lição, amplia o conhecimento3 e garante sua permanência, porque não se contenta em ficar na superfície dos problemas e das dúvidas4
Falamos em superfície, e a palavra nos sugere agora uma comparação entre as duas maneiras de aprender das quais vimos tratando5. A primeira ensina a pessoa, no mar de dúvidas, a manter-se à superfície; não afunda, mas não sai do lugar. A segunda, além de permitir à pessoa permanecer à superfície, ensina-lhe a dar braçadas, ir mais além. Assim, pela primeira maneira, a pessoa boia; pela segunda, nadando, avança e chega a seu destino6.
Evanildo Bechara, Na ponta da língua. Adaptado.
Sobre os verbos “boiar” e “nadar”, empregados metaforicamente no texto, é correto afirmar:
a) Representam ações que, a partir de um mesmo esforço, produzem resultados diferentes.
b) Expressam, respectivamente, a solução de dúvidas e a aprendizagem por meio do entretenimento.
c) O primeiro remete à “incompletude da lição” e o segundo, à “fixação da aprendizagem”.
d) O modo de aprender representado pelo primeiro resulta em “um passo a frente”; já o do segundo é o que leva a “uma resposta imediata”.
e) São duas maneiras de aprender que se distinguem mais pela quantidade do que pela qualidade.
 

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 18
Assinalar a alternativa em que está correto o uso da crase: a) Tenho um carro à álcool e outro à gasolina. b) Os turistas ficaram um bom tempo a contemplar à praia. c) Escreva sempre à tinta, nunca à lápis. d) Andávamos às escuras, à procura dos índios. e) Aquela expedição esteve à andar pelas selvas durante muito tempo.
FGV Economia 2011 – Questão 76
The study released by IPEA shows that ...
FGV 2022 – Questão 19
According to the writer, ...
FGV 2013 – Questão 28
Das afirmações abaixo sobre a expressão sublinhada nos seguintes trechos destacados do texto, a única que NÃO está correta é: ...
UERJ 2019 – Questão 17
O ensaio do médico David Cooper, publicado em 1967, e “O alienista”, de 1882, questionam a psiquiatria com argumentos semelhantes, embora com tipos de textos distintos. Esses textos possuem os seguintes traços que os distinguem, respectivamente: a) descrição e teorização. b) argumentação e narração. c) ambiguidade e causalidade. d) particularização e generalização.