FGV Economia 2011 – Questão 63

Ciências Humanas / Geografia / Desenvolvimento Sustentável / Projetos e propostas
As convenções internacionais têm sido muito bem utilizadas como expressão de países com menor peso no sistema internacional. Em alguns casos, os documentos expressam vitórias importantes de países pobres, que conseguem salvaguardar parte de seus interesses, o que certamente não ocorreria se as decisões fossem definidas por meio de ações militares.
(Wagner C. Ribeiro. Geografia política e gestão internacional dos recursos naturais, 2010. Adaptado.)
 
As convenções internacionais de meio ambiente expressam princípios que confirmam o texto, como o da
a) sustentabilidade, que determina a redução do consumo dos países ricos e o aumento nos países de renda mais baixa.
b) precaução, que impõe aos países ricos o envio de tropas aos países pobres quando são invadidos por potências nucleares.
c) responsabilidade comum, porém diferenciada, que autoriza países pobres a não reduzirem suas emissões de gases estufa.
d) segurança ambiental, que garante o suprimento de água em um país pobre, a partir de resolução do Conselho de Segurança da ONU.
e) justiça ambiental, que permite a países pobres cobrarem indenizações de empresas transnacionais em caso de quebra de contrato.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2009 – Questão 118
Considere os seguintes compostos orgânicos: I. CH3CH2OH II. CH3COOH III. CH3CH2COOH IV. CH3CH2NH2 V. O composto orgânico que apresenta maior caráter básico está representado em a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V.
FGV Economia 2010 – Questão 115
O iodo–131 é um radioisótopo do iodo que emite partículas beta e radiação gama. É utilizado para o diagnóstico de problemas na glândula tireoide. No exame, o paciente ingere uma solução contendo I–131 e por meio de um detector...
FGV Economia 2011 – Questão 95
Em um poste, uma trave horizontal feita de madeira serve de suporte para os três isoladores de alta tensão, responsáveis, também, por manter os fios sobrelevados. ...
Base dudow 2000 – Questão 28
“Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e...
Base dudow 2000 – Questão 40
No processo formativo da modernidade, o Estado Moderno teve no Absolutismo o início de sua configuração. Nesse sentido, é correto afirmar que o regime absolutista:a) representa a consolidação do poder dos senhores feudais contra a burguesia,...