FGV Economia 2011 – Questão 63

Ciências Humanas / Geografia / Desenvolvimento Sustentável / Projetos e propostas
As convenções internacionais têm sido muito bem utilizadas como expressão de países com menor peso no sistema internacional. Em alguns casos, os documentos expressam vitórias importantes de países pobres, que conseguem salvaguardar parte de seus interesses, o que certamente não ocorreria se as decisões fossem definidas por meio de ações militares.
(Wagner C. Ribeiro. Geografia política e gestão internacional dos recursos naturais, 2010. Adaptado.)
 
As convenções internacionais de meio ambiente expressam princípios que confirmam o texto, como o da
a) sustentabilidade, que determina a redução do consumo dos países ricos e o aumento nos países de renda mais baixa.
b) precaução, que impõe aos países ricos o envio de tropas aos países pobres quando são invadidos por potências nucleares.
c) responsabilidade comum, porém diferenciada, que autoriza países pobres a não reduzirem suas emissões de gases estufa.
d) segurança ambiental, que garante o suprimento de água em um país pobre, a partir de resolução do Conselho de Segurança da ONU.
e) justiça ambiental, que permite a países pobres cobrarem indenizações de empresas transnacionais em caso de quebra de contrato.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2009 – Questão 57
Leia os textos: ...
UNIFESP 2005 – Questão 62
Terminada a Antigüidade, havia à disposição do Ocidente medieval duas concepções filosóficas fundamentais e distintas: a visão grega (resumida por Aristóteles) de que o homem foi formado para viver numa cidade, e a visão cristã (resumida...
Base dudow 2000 – Questão 12
Com respeito à planificação da atividade industrial e da economia como um todo nos países socialistas, assinale a ...
FGV Economia 2009 – Questão 69
Considere o mapa a seguir: ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 57
O fechamento da Constituinte em 1823 e a Confederação do Equador em 1824 são aspectos de uma luta política que se estendeu por todo o primeiro reinado. Essa luta política consistia na oposição das elites a) do centro-sul ao regime monárquico. b) rurais ao absolutismo de D. Pedro I. c) do nordeste ao federalismo. d) à influência britânica sobre o Imperador. e) urbanas ao liberalismo de D. Pedro I.