FGV Economia 2011 – Questão 58

Ciências Humanas / História / Culturas: Aspectos Gerais / Análise comparativa - Culturas
Na mesma época da Bossa Nova na música, surgia o Cinema Novo. Entre 1960 e 1962, um grupo de jovens cineastas, entre eles Glauber Rocha, Arnaldo Jabor, Ruy Guerra, além do veterano Nelson Pereira dos Santos, preconizava a necessidade de um cinema ousado, em forma e conteúdo (...)
Marcos Napolitano, Cultura brasileira: utopia e massificação (1950-1980), 2001
 
Sobre essa ousadia “em forma e conteúdo”, é correto afirmar que o Cinema Novo:
a) trabalhava com paródias de superproduções do cinema europeu e usava de referências carnavalescas para representar o gosto popular pelos melodramas.
b) defendia um cinema de autor, com a utilização de um cenário natural, mostrando a realidade brasileira marcada por relações sociais conflituosas.
c) negava destaque aos problemas contemporâneos e tinha como temática a recuperação de um passado mítico brasileiro, sob uma estética futurista.
d) seguia os padrões hollywoodianos quanto à temática do progresso e recebia decisivo apoio financeiro da Ancine – Agência Nacional do Cinema.
e) reconhecia, na harmonia social e racial brasileira, o elemento básico para a compreensão da realidade econômica do país.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 1
...
FGV Economia 2009 – Questão 130
Um biólogo foi a campo e cavou os ninhos de dois formigueiros distintos, porém da mesma espécie de formigas saúvas. Um dos formigueiros havia sido abandonado pelas formigas há pouco tempo, enquanto o outro formigueiro ainda estava ativo. No...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 89
TEXTO I ...
Base dudow 2000 – Questão 22
A formação das monarquias nacionais, na Europa, nos séculos XIV e XV, teve como condições todas as alternativas a seguir, EXCETO: a) a crise do feudalismo. b) o enfrentamento dos poderes da nobreza. c) a necessidade de recorrer ao rei, como articulador da aristocracia contra as massas. d) o desenvolvimento social e urbano, que exigia uma unificação nacional. e) a falta de tradição de hereditariedade do poder real.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 119
Quando os portugueses se instalaram no Brasil, o país era povoado por índios. Importaram, depois, da África, grande número de escravos. O Português, o Índio e o Negro constituem, durante o período colonial, as três bases da população...