FGV Economia 2011 – Questão 58

Ciências Humanas / História / Culturas: Aspectos Gerais / Análise comparativa - Culturas
Na mesma época da Bossa Nova na música, surgia o Cinema Novo. Entre 1960 e 1962, um grupo de jovens cineastas, entre eles Glauber Rocha, Arnaldo Jabor, Ruy Guerra, além do veterano Nelson Pereira dos Santos, preconizava a necessidade de um cinema ousado, em forma e conteúdo (...)
Marcos Napolitano, Cultura brasileira: utopia e massificação (1950-1980), 2001
 
Sobre essa ousadia “em forma e conteúdo”, é correto afirmar que o Cinema Novo:
a) trabalhava com paródias de superproduções do cinema europeu e usava de referências carnavalescas para representar o gosto popular pelos melodramas.
b) defendia um cinema de autor, com a utilização de um cenário natural, mostrando a realidade brasileira marcada por relações sociais conflituosas.
c) negava destaque aos problemas contemporâneos e tinha como temática a recuperação de um passado mítico brasileiro, sob uma estética futurista.
d) seguia os padrões hollywoodianos quanto à temática do progresso e recebia decisivo apoio financeiro da Ancine – Agência Nacional do Cinema.
e) reconhecia, na harmonia social e racial brasileira, o elemento básico para a compreensão da realidade econômica do país.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 3
“Meu Brasil!... ...
UERJ 2009 – Questão 56
Religião Católica Apostólica Romana ...
UFSM PS2 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 40
"Os romanos costumavam vender uma parte das terras conquistadas, anexar outras e arrendá-las aos cidadãos que nada possuíssem, mediante um ligeiro censo (renda anual) ao tesouro público. Os ricos, porém, tinham conseguido apoderar-se dessas...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 87
Para Maquiavel, quando um homem decide dizer a verdade pondo em risco a própria integridade física, tal resolução diz respeito apenas a sua pessoa. Mas se esse mesmo homem é um chefe de Estado, os critérios pessoais não são mais adequados...
FGV Economia 2010 – Questão 25
Sendo i a unidade imaginária, então (1 + i)20 – (1 – i)20 é igual a a) –1024. b) –1024i. c) 0. d) 1024. e) 1024i.