FGV Economia 2010 – Questão 135

Ciências da Natureza / Biologia / Fundamentos da Classificação Biológica / Sistemas de Classificação
O sistema de classificação taxonômica ainda hoje utilizado foi elaborado por Carl von Linné 101 anos antes de Charles Darwin publicar “A Origem das Espécies”. Para Lineu, a invariabilidade das espécies é a condição da ordem na natureza. Para Darwin, nossas classificações deveriam se tornar, até onde for possível adequá-las, genealogias. Já no início do atual século, o pesquisador norte-americano Kevin de Queiroz propôs que adotássemos um novo código de classificação, no qual se perderiam as categorias taxonômicas mais amplas do sistema lineano (praticamente do gênero para cima) e que fosse norteado pelas relações de proximidade evolutiva entre os seres vivos.
A partir do texto, pode-se dizer que
a) o sistema lineano de classificação não permite visualizar as relações de ancestralidade e descendência entre os seres vivos.
b) mesmo após a publicação do livro de Darwin, o sistema lineano foi mantido por esclarecer acerca das relações evolutivas entre as espécies.
c) para Darwin, a classificação taxonômica deveria ser readequada para que refletisse o grau de semelhança morfológica entre as espécies.
d) para o pesquisador Kevin de Queiroz, as espécies não têm importância quando da construção de um sistema de classificação taxonômica.
e) Lineu antecipou, em 101 anos, os conceitos evolutivos posteriormente postulados por Darwin, conceitos estes atualmente questionados por Kevin de Queiroz.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2010 – Questão 121
Em 16 de agosto de 2009, no Mundial de Atletismo de Berlim, o corredor jamaicano Usain Bolt quebrou o recorde mundial dos 100 m rasos com o tempo de 9s58. Usain acha que pode baixar o próprio recorde para 9s40, embora pesquisadores acreditem que,...
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 17
A figura mostra uma espiga de milho em que cada grão é um ovário desenvolvido e contém grande quantidade de amido, um polímero que é formado a partir de precursores produzidos pela planta. ...
FGV Economia 2011 – Questão 29
Sendo M uma matriz, M-1 sua inversa, MT sua transposta, D o determinante de M, e P o determinante de MT, é correto afirmar que, necessariamente, a) D = P. b) M pode não ser uma matriz quadrada. c) M-1 e MT podem não ser de mesma ordem. d) M possui ao menos duas filas paralelas linearmente dependentes. e) o determinante de M·M-1 é igual ao produto de P por D.
FGV Economia 2009 – Questão 134
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RUBÉOLA COMEÇA HOJE. HOMENS DE 20 A 39 ANOS SÃO O PRINCIPAL FOCO. ...
FGV Economia 2010 – Questão 130
Um pesquisador observou que certa espécie de planta (espécie/A) apresentava uma grande variação de produtividade conforme a altitude onde a planta se desenvolvia. Em grandes altitudes, a produtividade era muito baixa e, à medida que a altitude...