FGV Economia 2010 – Questão 121

Ciências da Natureza / Biologia / Sistema Muscular / Tecidos Musculares
Em 16 de agosto de 2009, no Mundial de Atletismo de Berlim, o corredor jamaicano Usain Bolt quebrou o recorde mundial dos 100 m rasos com o tempo de 9s58. Usain acha que pode baixar o próprio recorde para 9s40, embora pesquisadores acreditem que, nessa prova, o limite humano seria de 9s48. Além da composição das fibras musculares das pernas e dos glúteos, há a limitação imposta pelas fontes de energia para a contração desses músculos. Para que Usain Bolt atinja seus objetivos, o mais viável é que:
a) realize exercícios físicos que aumentem a taxa de divisões celulares no tecido muscular, de modo que, com novas e mais células, possa haver maior produção de miofibrilas e maior eficiência no processo de contração muscular.
b) realize exercícios físicos que convertam as fibras musculares de suas pernas e glúteos em fibras do tipo vermelhas, ricas em mioglobina e mitocôndrias, conversão essa limitada pelas características genéticas do atleta.
c) realize exercícios físicos que otimizem a obtenção de energia a partir de sistemas aeróbicos, uma vez que a reserva de ATP das células musculares é pouca e indisponível no início do processo de contração muscular.
d) realize exercícios físicos que aumentem a proporção de fibras musculares com pouca mioglobina e mitocôndrias em relação às fibras com muita mioglobina e mitocôndrias, aumento esse limitado pelas características genéticas do atleta.
e) realize exercícios físicos que aumentem a liberação de adrenalina, uma vez que esta age sobre o tecido adiposo aumentando o fornecimento de ácidos graxos para o sistema muscular, o que se constitui na principal fonte de ATP para esportes que exigem rápida resposta muscular.

Veja outras questões semelhantes:

FAMERP 2015 – Questão 14
Analise os gráficos relativos ao cultivo de mudas da palmeira carnaúba hospedeira, Copernicia hospita, em dois ambientes diferentes, no estado do Ceará. Considere que as plantas estão submetidas às mesmas condições de luminosidade e...
FGV Economia 2009 – Questão 91
Comandada com velocidade constante de 0,4m/s, a procissão iniciada no ponto indicado da praça Santa Madalena segue com o Santo sobre o andor por toda a extensão da Av. Vanderli Diagramatelli. ...
FGV Economia 2011 – Questão 29
Sendo M uma matriz, M-1 sua inversa, MT sua transposta, D o determinante de M, e P o determinante de MT, é correto afirmar que, necessariamente, a) D = P. b) M pode não ser uma matriz quadrada. c) M-1 e MT podem não ser de mesma ordem. d) M possui ao menos duas filas paralelas linearmente dependentes. e) o determinante de M·M-1 é igual ao produto de P por D.
FGV Economia 2009 – Questão 124
O ficus é uma planta bastante usada em projetos paisagísticos, tem crescimento rápido e pode formar árvores frondosas. Dois vasos de iguais dimensões receberam, cada um deles, uma muda de ficus, de mesmo tamanho e idade. Um dos vasos foi mantido...
FGV Economia 2009 – Questão 58
Leia as assertivas: ...