FGV Economia 2009 – Questão 131

Ciências da Natureza / Biologia / Ciclos Biogeoquímicos / Ciclo do Carbono e do Oxigênio
Os organismos mantêm constante troca de matéria com o ambiente. Os elementos químicos são retirados do ambiente pelos organismos, utilizados e novamente devolvidos ao meio, definindo os chamados ciclos biogeoquímicos. A figura representa um desses ciclos.
É correto dizer que a figura representa o ciclo:
a) do fósforo, e as setas A e B representam, respectivamente, o trifosfato de adenosina (ATP) e o difosfato de adenosina (ADP).
b) do oxigênio, e as setas A e B representam, respectivamente, a fotossíntese e a respiração.
c) da água, e as setas A e B representam, respectivamente, a precipitação e a evapotranspiração.
d) do nitrogênio, e as setas A e B representam, respectivamente, a biofixação e a desnitrificação.
e) do carbono, e as setas A e B representam, respectivamente, a fotossíntese e a respiração.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2007 – Questão 18
Quem esteja acompanhando minimamente o noticiário sobre mudanças climáticas sabe que a questão central dos próximos anos e décadas no mundo e no Brasil será a energia – que fontes vamos usar, que vantagens e consequências negativas podem...
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2011 – Questão 68
Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma “célula sintética”, uma bactéria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos que formam o único cromossomo dessa...
FGV Economia 2009 – Questão 128
Em algumas espécies de plantas, ocorre auto-incompatibilidade entre o grão de pólen e o estigma da mesma flor. Esse mecanismo, geneticamente determinado, impede que nessas espécies ocorra a a) polinização. b) partenogênese. c) autofecundação. d) fecundação interna. e) fecundação cruzada.
FGV Economia 2010 – Questão 75
Observe a foto de uma manifestação de dekasseguis no Japão em janeiro de 2009. ...
FGV Economia 2009 – Questão 37
Assinale a alternativa em que os textos publicitários estão corretos quanto à regência verbal, de acordo com a norma culta. ...