FGV Administração 2011 – Questão 53

Ciências Humanas / Geografia / Urbanização: Conceitos e Aspectos Gerais / Metropolização e Megalópole
Leia com atenção:
Hoje, a China tem 130 milhões de trabalhadores migrantes. Em fábricas, restaurantes, canteiros de obras, elevadores, serviços de entrega, limpeza doméstica, creches, coleta de lixo, barbeiros [...], praticamente todo trabalhador tem origens rurais. Em cidades grandes como Pequim e Xangai, os migrantes chegam a ser um quarto da população; nas cidades industriais do sul da China são eles que mantêm em funcionamento as linhas de montagem da economia nacional, baseada nas exportações.
CHANG, Leslie T. As garotas da fábrica – da aldeia à cidade, numa China em transformação. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. p. 19
 
Tendo em vista o processo de urbanização mundial, a situação da China indica que:
a) esse processo está se encerrando, na medida em que esse era o último grande país com maioria de população rural.
b) os índices de urbanização mundial vão ultrapassar de longe a marca de 50%, em razão do peso demográfico do país asiático.
c) o impacto no índice mundial não será importante, pois a urbanização chinesa não é relevante nem rápida em termos percentuais.
d) a relação entre a industrialização e a urbanização não faz mais sentido, no século XXI, nem no país asiático marcado por uma urbanização terciária.
e) esse processo está se acelerando em todas as partes do mundo, inclusive nos países mais ricos, onde a urbanização estava estagnada.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2010 – Questão 17
No trecho sublinhado em “mais vale quem Deus ajuda do que quem cedo madruga”, ocorre um tipo de desvio semântico que tem finalidade expressiva. Trata-se de a) paradoxo. b) hipérbole. c) personificação. d) redundância. e) eufemismo.
FGV Administração 2010 – Questão 35
According to the information in the article, Apple ...
FGV Administração 2011 – Questão 52
Observe com atenção: ...
Base dudow 2000 – Questão 19
Marque a alternativa que melhor caracteriza uma megalópole: a) Tem, exclusivamente, relações com cidades de pequeno porte. b) É formada pelo conjunto de cidades que exercem influência econômica em escala nacional. c) Apresenta limites municipais bem definidos. d) É quando uma cidade cresce horizontalmente se unindo com as demais. e) É formada pelo conjunto de cidades que exercem influência cultural em escala local.
Base dudow 2000 – Questão 59
Leia o texto a seguir. ...