FATEC 2017 – Questão 47

Ciências da Natureza / Biologia / Microbiologia
Leia o texto para responder às questões.
 
Hormônio do crescimento de
plantas é alvo de pesquisa chinesa
 
Um grupo de pesquisadores tem como principal objetivo desvendar o funcionamento dos hormônios nas plantas.
"Um desses fitormônios é o etileno, molécula de gás que regula uma ampla gama de processos, incluindo o amadurecimento de frutos, o envelhecimento de folhas e de flores, a tolerância ao estresse e a defesa contra patógenos", explicou o pesquisador  Hongwei Guo, professor da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Pequim.
"Temos estudado fatores que medeiam a regulação de respostas de plantas ao etileno, como a interação com outros fitormônios. Essas interações indicam a existência de complexas redes de sinalização na ação do etileno nas plantas". Entre esses outros hormônios, o pesquisador mencionou a citocinina, a auxina e a giberelina.
"Identificamos que os fatores de transcrição conhecidos como EIN3 e EIL1 representam uma integração fundamental nas ações entre o etileno e outros fitormônios”, disse Guo.
<httpz//tinyurl.com/jrz82hw>
Acesso em: 24.08.2016. Adaptado
Considere o cladograma a seguir.
Suponha que uma via bioquímica relacionada ao etileno tenha sido encontrada em diversas ordens de plantas terrestres e algas vermelhas, mas não em algas pardas. De acordo com o cladograma, essa via bioquímica deveria ser encontrada em algas verdes, dado que essas
algas são
a) mais aparentadas às algas pardas e vermelhas do que às plantas terrestres.
b) mais aparentadas às plantas terrestres e algas vermelhas do que às algas pardas.
c) intermediárias evolutivas entre as algas vermelhas e as plantas terrestres.
d) originárias do grupo das plantas terrestres.
e) mais evoluídas que as algas pardas.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2016 – Questão 27
A respeito das tarefas que as máquinas podem desempenhar, e de acordo com o que é mencionado diretamente no segundo parágrafo, pode-se afirmar corretamente que ...
FATEC 2013 – Questão 25
No primeiro parágrafo do artigo, o autor afirma que a) é mais fácil encontrar água nas cidades do que fora delas. b) as cidades é que pagam o preço pela produção de água no Peru. c) já tinha ouvido falar do anúncio publicitário capaz de produzir água. d) o anúncio publicitário capaz de produzir água é definitivamente uma forma de propaganda enganosa. e) não acreditou quando recebeu a notícia de que havia um anúncio publicitário capaz de produzir água.
FATEC 2006 – Questão 13
De acordo com o texto, milhões de pessoas agora têm um motivo para: a) acreditar na caixa do correio. b) temer a caixa do correio. c) proteger a caixa do correio. d) limpar a caixa do correio. e) abrir a caixa do correio.
FATEC 2017 – Questão 9
A polonesa Maria Sklodowska Curie (1867-1934) é considerada a “mãe da Física Moderna” e a “patrona da Química”. Madame Curie, como é conhecida, é famosa por sua pesquisa inovadora sobre a radioatividade e pela descoberta dos elementos...
FATEC 2003 – Questão 12
No circuito abaixo os aparelhos de medida são ideais.O voltímetro V1 indica 24V. As indicações do amperímetro Ae do voltímetro V2são, respectivamente: a) 1,0 A e 24 V. b) 1,2 A e 36 V. c) 1,2 A e 24 V. d) 2,4 A e 36 V. e) 1,0 A e 36 V.