FATEC 2017 – Questão 16

Ciências Humanas / História
No século VIII, tropas muçulmanas, lideradas pelo general Tarik, saíram do Norte da África, atravessaram o mar Mediterrâneo pelo Estreito de Gibraltar e conquistaram quase toda a península Ibérica. Sobre o período de domínio muçulmano na  península Ibérica, é correto afirmar que
a) contribuiu para a consolidação do feudalismo, isolando a Europa do restante do mundo, e estimulando as pessoas a abandonarem as cidades.
b) o desenvolvimento mercantil provocou o crescimento de cidades como Córdoba e Toledo, atraindo poetas, letrados e músicos, estimulando o ambiente intelectual.
c) sua duração foi maior em Portugal do que na Espanha, reino do qual os muçulmanos foram expulsos pelos cruzados, cerca de trinta anos após a ocupação da península Ibérica.
d) durou aproximadamente meio século, e foi marcado pela perseguição aos cristãos, pela obstrução das rotas mercantis e pela Peste Negra, que dizimou parte da população europeia.
e) consolidou o sistema escravocrata medieval, fechou universidades, desestimulou o desenvolvimento científico e proibiu manifestações literárias e musicais pagãs.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2015 – Questão 59
Cartaz do filme inspirado no romancede George Orwell ...
FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 14
Muitas pessoas mais velhas que procuram a Internet para novos relacionamentos dizem que ...
UFPR 2016 – Questão 23
Leia abaixo a definição de “refugiado”: ...
FATEC 2000 – Questão 14
Uma mistura de metano (CH4) e cloro (Cl2), ambos gasosos, em proporções estequiométricas, foi submetida à ação da luz, como ilustrado a seguir: ...
UNESP 2022 – Questão 32
A migração de Maomé e seus seguidores para Medina, em 622, marca a ...