FATEC 2010 – Questão 45

Ciências da Natureza / Química / Propriedades da Matéria / Separação de Misturas Heterogêneas
Resíduo eletrônico:
redução, reutilização e reciclagem
A popularização dos eletroeletrônicos e a rápida obsolescência dos modelos cria o mito da necessidade de substituição, que se torna quase obrigatória para os aficionados em tecnologia e para algumas profissões específicas. No entanto, o descarte desenfreado desses produtos tem gerado problemas ambientais sérios, pelo volume, por esses produtos conterem materiais que demoram muito tempo para se decompor e, principalmente, pelos metais pesados que os compõem, altamente prejudiciais à saúde humana. Além disso, faltam regras claras e locais apropriados para a deposição desses equipamentos que, em desuso, vão constituir o chamado lixo eletrônico ou e-lixo.
Faz parte desse grupo todo material gerado a partir de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, inclusive pilhas, baterias e produtos magnetizados. Quando as pilhas e os equipamentos eletroeletrônicos são descartados de forma incorreta no lixo comum, substâncias tóxicas são liberadas e penetram no solo, contaminando lençóis freáticos e, aos poucos, animais e seres humanos.
A tecnologia ainda não avançou o suficiente para que essas substâncias sejam dispensáveis na produção desses aparelhos. O que propõem cientistas, ambientalistas e legisladores é que se procure reduzir, reciclar e reutilizar esses equipamentos.
(http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=3
2&id=379, acessado em 14.09.2009. Adaptado.)
Praticamente todos os aparelhos eletrônicos contêm uma ou mais placas de circuito impresso, nas quais são soldados os componentes. As trilhas metálicas dessas placas são de cobre, como mostra a figura a seguir.
 
 
Considere as seguintes informações, todas corretas, referentes a procedimentos experimentais (I, II, III e IV), que podem ser empregados para obtenção de cobre puro, o mais rapidamente possível, a partir de placas de circuito impresso.
I. Ao mergulhar uma mistura de cobre e polímero em ácido nítrico, o cobre reage formando uma solução aquosa de nitrato cúprico. O polímero se mantém intacto.
II. Limpando-se a placa e depois a quebrando em pequenos fragmentos, obtém-se um material com maior superfície de contato e que, portanto, reage mais rapidamente.
III. Submetendo-se uma solução de nitrato cúprico à eletrólise, forma-se cobre metálico puro.
IV. Filtrando-se uma mistura de polímero e solução de nitrato cúprico, a solução passa pelo filtro, mas o polímero fica retido.
Com base nessas informações, pode-se concluir que, para se obter cobre puro a partir de placas de circuito impresso usadas, devem-se realizar esses procedimentos na seguinte ordem:
a) II – I – IV – III.
b) III – II – IV – I.
c) I – III – II – IV.
d) III – IV – II – I.
e) II – IV – I – III.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 32
As áreas destacadas com hachuras no mapa têm em comum: a) a existência de vulcões ativos próximos às cidades. b) a grande incidência na ocorrência de chuvas ácidas. c) abrigarem as últimas áreas de florestas temperadas. d) o uso intensivo dos rios para a atividade agrícola. e) a integração energética por via de gasodutos.
FATEC 2007 – Questão 45
Considerando o poema “Mãos dadas”, no conjunto da obra a que pertence (Sentimento do Mundo), é correto afirmar que Carlos Drummond de Andrade ...
FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 2
EMPREENDEDORISMO NO BRASIL ...
FUVEST 2007 – Questão 25
A cúpula central da Basílica de Aparecida do Norte receberá novas chapas de cobre que serão envelhecidas artificialmente, pois, expostas ao ar, só adquiririam a cor verde das chapas atuais após 25 anos. Um dos compostos que conferem cor verde...
UFSCar - Quí, Mat e His 2008 – Questão 2
No Brasil, os dois combustíveis mais utilizados são a gasolina e o álcool hidratado, cujos principais componentes são C8H18 e C2H5OH, respectivamente. Para liberar a mesma quantidade de energia que 1 L de gasolina, são necessários 1,7 L de...