FATEC 2008 – Questão 48

Linguagens / Português / Funções Sintáticas - Geral / Combinação de funções sintáticas
TEXTO II
Do jeito que eu quero ser
Os sites que abrem portas para mundos virtuais em três dimensões, como o Second Life ou o do jogo Star Wars Galaxies, são um dos grandes sucessos atuais da internet. Não é para menos. Eles tornam corriqueira e divertida uma prática que a psicanálise há tempos detectou ser comum a todos os seres humanos – a de projetar uma imagem ideal de si mesmo através de outras pessoas. É o que se faz, por exemplo, quando se pensa em ganhar na loteria e levar uma vida igual à dos milionários que aparecem nas revistas. Na internet, essa projeção de si próprio se chama avatar e não existe apenas na mente de cada um. Ela se materializa nos personagens criados para participar dos mundos virtuais. No mundo dos avatares não existe a baixa auto-estima. Todo mundo pode ser forte, atraente e dono de grandes habilidades sociais. É possível também se transmutar num personagem de desenho animado. Pode-se até mudar de sexo. Apenas no Second Life, perto de 9 milhões de avatares já foram inventados em todo o mundo. Os criadores dos personagens permanecem sentados à frente de seus computadores, mas suas criaturas ganham o mundo, lutam em guerras, eliminam monstros ou simplesmente namoram nas ruas de cidades imaginárias – mas bem reais na tela do monitor.
(Veja Especial – Tecnologia, agosto, 2007, p. 18)
Assinale a alternativa em que é observada a norma culta de concordância, regência e emprego de pronomes.

a) Há uma porta para um mundo virtual, o qual os internautas gostam e nele vive uma vida paralela.
b) Pode existir mundos povoados por avatares, os quais não é permitido a baixa auto-estima.
c) Trata-se de verdadeiras materializações de imagens projetadas, as quais se encontram fora da mente das pessoas; chamam-nas de avatares.
d) A psicanálise detectou, fazem muitos anos, a essa prática, cuja é comum à várias pessoas.
e) É possível haverem pessoas que aspiram ser fortes e atraentes ou, até, personagem de desenho animado.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 41
Rebeldes tem como antônimo dóceis; tiranos tem como sinônimos autocratas. Assinale a alternativa em que o par de antônimos e o de sinônimos, nesta ordem, está correto. a) vangloriavam e orgulhavam; heresia e ateísmo. b) perpétuo e efêmero; súditos e vassalos. c) líder e ideólogo; engrenem e engatam. d) ônus e compromisso; esmigalha e esfacela. e) dilemas e certezas; insuflar e esvaziar.
FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 20
Evidências da ocorrência de transformação química são explícitas abaixo: ...
FATEC 2015 – Questão 33
Uma indústria de alimentos produz um salgadinho à base de milho em formato de um triângulo equilátero com 15 cm de perímetro. Desejando ampliar suas vendas, ela lançou um novo salgadinho com o mesmo formato, mas com área 20% maior do que a original. Nessas condições, a área do triângulo referente ao formato do novo salgadinho será de a) 15,03cm2. b) 12,53cm2. c) 10,03cm2. d) 7,53cm2. e) 5,03cm2.
FATEC 2008 – Questão 43
Assinale a alternativa que interpreta corretamente o texto. ...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 35
Leia as afirmações a seguir sobre as características das grandes estruturas geológicas da Terra. ...