FATEC 2002 – Questão 3

Ciências Humanas / História
O sistema de Capitanias Hereditárias
a) deixou sua marca na História do Brasil, pois estimu-lou o povoamento e fez funcionar satisfatoriamente a produção e o comércio na colônia.
b) gerou uma administração política centralizada nas mãos dos capitães donatários e desvinculada do governo português.
c) foi regulamentado por dois documentos legais: a Carta de Doação, que estipulava os direitos e deve-res dos donatários, e a Carta Foral, que definia ascondições da posse de capitania.
d) foi adotado devido à presença de estrangeiros no litoral, à péssima situação econômica de Portugal e ao sucesso do sistema, já utilizado nas ilhas do Atlântico.
e) dava ao capitão donatário um poder limitado sobre sua capitania, uma vez que o rei ficava com a terra quando ocorresse sua morte.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2001 – Questão 19
Segundo a legislação, a concentração máxima permitida de chumbo (íons Pb2+) na água potável é de 50 ppb (partes por bilhão). Águas de três diferentes fontes foram analisadas para verificar se estavam dentro dessa especificação. A tabela a seguir mostra os dados dessa análise. De acordo com esses resultados, concentração de Pb2+ acima do valor máximo permitido é encontrada apenas na água da(s) fonte(s): a) P. b) Q. c) R. d) P e R. e) Q e R.
UFMG 2012 – Questão 52
Observe esta charge: ...
FATEC 2016 – Questão 27
A respeito das tarefas que as máquinas podem desempenhar, e de acordo com o que é mencionado diretamente no segundo parágrafo, pode-se afirmar corretamente que ...
UEL 2010 – Questão 25
Considere o quadro a seguir: ...
UEL 2011 – Questão 31
O rei espanhol Alfonso X, o Sábio, na sua obra “El Libro de Ajedrez”, simula, por meio de uma partida de xadrez, os conflitos entre cristãos e mouros. Tais conflitos devem ser entendidos no contexto ...