FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 51

Linguagens / Português / Período Composto – Conjunção e Elementos Coesivos / Conjunção
Quem primeiro me falou sobre as terras-raras acho que deve ter sido minha mãe, que era uma fumante inveterada e acendia um cigarro atrás do outro com um pequeno isqueiro Ronson. Certo dia ela me mostrou a “pedra” do isqueiro, retirando-a do mecanismo, e explicou que não era realmente uma pedra, e sim um metal que produzia faíscas quando raspado. Esse “misch metal” – consistindo, sobretudo, em cério – era uma mistura de meia dúzia de metais, todos eles muito semelhantes, e todos eles terras-raras. Esse nome curioso, terras-raras, tinha algo de mítico, de conto de fadas, e eu imaginava que as terras-raras não eram somente raras e preciosas. Acreditava que eram também dotadas de qualidades secretas, especiais, não possuídas por nenhum outro elemento.
(SACKS, Oliver. Tio Tungstênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. Adaptado).
Considere as frases apresentadas.
 ... e eu imaginava que as terras-raras não eram somente raras e preciosas. Acreditava que eram também dotadas de qualidades secretas, especiais, não possuídas por nenhum outro elemento.
Assinale a alternativa em que as frases foram  conectadas, com ideia de condição, em um único período:
a) ... e eu imaginava que as terras-raras não eram somente raras e preciosas, porém eram dotadas de qualidades secretas, especiais, não possuídas por nenhum outro elemento.
b) ... e eu imaginava que as terras-raras não eram somente raras e preciosas, posto que também eram dotadas de qualidades secretas, especiais, não possuídas por nenhum outro elemento.
c) ... e eu imaginava que as terras-raras não eram somente raras e preciosas, ainda que fossem dotadas de qualidades secretas, especiais, não possuídas por nenhum outro elemento.
d) ... e eu imaginava que as terras-raras não eram somente raras e preciosas mas ainda eram dotadas de qualidades secretas, especiais, não possuídas por nenhum outro elemento.
e) ... e eu imaginava que as terras-raras não seriam somente raras e preciosas se fossem dotadas de qualidades secretas, especiais, não possuídas por nenhum outro elemento.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 67
Indique a alternativa correta no que se refere ao plural dos substantivos compostos casa-grande, flor-de-cuba, arco-íris e beija-flor. a) casa-grandes, flor-de-cubas, arcos-íris, beijas-flores. b) Casas-grandes, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores. c) Casas-grande, as flor-de-cubas, arcos-íris, os beija-flor. d) Casas-grande, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores. e) Casas-grandes, flores-de-cuba, os arcos-íris, beija-flores.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 132
BAGNO, M. Não é errado falar assim!: em defesa do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2009 (adaptado). ...
FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 2
Na Europa feudal, o trabalho estava fundado na servidão, relação que mantinha os trabalhadores subordinados à camada senhorial por uma série de obrigações. Sobre as relações servis nesse período, é correto afirmar que ...
FGV Administração 2011 – Questão 21
O trecho “ainda que sob ângulos diversos” introduz uma ideia de teor: a) concessivo b) causal c) conclusivo d) condicional e) comparativo
Base dudow 2000 – Questão 66
Flexão é o processo de fazer variar um vocábulo, em sua estrutura interna, para nele expressar dadas categorias gramaticais como gênero e número. A partir desse conceito, a palavra destacada que admite flexão de gênero é: ...