FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 43

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
O mundo já dispõe de informação e tecnologia para resolver a maioria dos problemas enfrentados pelos países pobres, mas falta implementar esse conhecimento na escala necessária. Foi a partir desse pressuposto que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou no Brasil o Projeto do Milênio das Nações Unidas. A novidade propõe um conjunto de ações práticas para que o mundo alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015, abrangendo áreas como renda, educação, saúde, meio ambiente.
“Uma grande mudança nas políticas globais é necessária em 2005, para que os países mais pobres do mundo avancem para alcançar os Objetivos”, alerta o projeto. Se forem alcançados, mais de 500 milhões de pessoas sairão da pobreza e 250 milhões não passarão mais fome.
O relatório do Projeto recomenda que cada país mapeie as principais dimensões da extrema pobreza e faça um plano de ação, incluindo os investimentos públicos necessários. Recomenda também que os governos trabalhem ativamente com todos os segmentos, particularmente com a sociedade civil organizada e o setor privado.
“Este triunfo do espírito humano nos dá a esperança e a confiança de que a extrema pobreza pode ser reduzida pela metade até o ano de 2015, e até mesmo eliminada totalmente nos próximos anos. A comunidade mundial dispõe de tecnologias, políticas, recursos financeiros e, o mais importante, coragem e compaixão humana para fazer isso acontecer”, diz o coordenador no prefácio do relatório.
(Texto adaptado da revista
Fórum número 24, de 2005)
Segundo o texto,
 
a) a adoção de medidas em todo o mundo tem como base o que já foi feito no ano passado para atingir as metas contra a fome propostas pela ONU.
b) a ONU lançou o Projeto do Milênio das Nações Unidas porque reconhece que, apesar de disponíveis, os recursos para solucionar problemas associados à pobreza ainda não foram utilizados.
c) independentemente do que cada país pobre possa fazer para resolver os problemas decorrentes da miséria, a ONU propõe-se garantir o envio de recursos financeiros para viabilizar o Projeto.
d) existe a expectativa de que a sociedade civil lance mão das ajudas internacionais, para que não aumentem as mazelas decorrentes da pobreza mundial.
e) há uma relação de dependência entre o sucesso do Projeto e os mais nobres sentimentos humanos, pois, sem coragem e compaixão, aquele se inviabilizará.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2009 – Questão 12
A dieta das pessoas ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 129
Disponível em: www.superplacas.com.br. ...
FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 4
Após a década de 1990, foi possível ver de maneira mais clara as mudanças nas formas de organização do trabalho, principalmente nos países industriais. Identifique a alternativa que apresenta uma dessas mudanças. ...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 32
As áreas destacadas com hachuras no mapa têm em comum: a) a existência de vulcões ativos próximos às cidades. b) a grande incidência na ocorrência de chuvas ácidas. c) abrigarem as últimas áreas de florestas temperadas. d) o uso intensivo dos rios para a atividade agrícola. e) a integração energética por via de gasodutos.
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 8
No primeiro verso, a palavra "que" antecede o substantivo "saudades". Nesse contexto, ela só pode ser substituída por: a) muita b) quais c) quantas d) bastante e) algumas