FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 43

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
O mundo já dispõe de informação e tecnologia para resolver a maioria dos problemas enfrentados pelos países pobres, mas falta implementar esse conhecimento na escala necessária. Foi a partir desse pressuposto que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou no Brasil o Projeto do Milênio das Nações Unidas. A novidade propõe um conjunto de ações práticas para que o mundo alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015, abrangendo áreas como renda, educação, saúde, meio ambiente.
“Uma grande mudança nas políticas globais é necessária em 2005, para que os países mais pobres do mundo avancem para alcançar os Objetivos”, alerta o projeto. Se forem alcançados, mais de 500 milhões de pessoas sairão da pobreza e 250 milhões não passarão mais fome.
O relatório do Projeto recomenda que cada país mapeie as principais dimensões da extrema pobreza e faça um plano de ação, incluindo os investimentos públicos necessários. Recomenda também que os governos trabalhem ativamente com todos os segmentos, particularmente com a sociedade civil organizada e o setor privado.
“Este triunfo do espírito humano nos dá a esperança e a confiança de que a extrema pobreza pode ser reduzida pela metade até o ano de 2015, e até mesmo eliminada totalmente nos próximos anos. A comunidade mundial dispõe de tecnologias, políticas, recursos financeiros e, o mais importante, coragem e compaixão humana para fazer isso acontecer”, diz o coordenador no prefácio do relatório.
(Texto adaptado da revista
Fórum número 24, de 2005)
Segundo o texto,
 
a) a adoção de medidas em todo o mundo tem como base o que já foi feito no ano passado para atingir as metas contra a fome propostas pela ONU.
b) a ONU lançou o Projeto do Milênio das Nações Unidas porque reconhece que, apesar de disponíveis, os recursos para solucionar problemas associados à pobreza ainda não foram utilizados.
c) independentemente do que cada país pobre possa fazer para resolver os problemas decorrentes da miséria, a ONU propõe-se garantir o envio de recursos financeiros para viabilizar o Projeto.
d) existe a expectativa de que a sociedade civil lance mão das ajudas internacionais, para que não aumentem as mazelas decorrentes da pobreza mundial.
e) há uma relação de dependência entre o sucesso do Projeto e os mais nobres sentimentos humanos, pois, sem coragem e compaixão, aquele se inviabilizará.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 106
Só é meu ...
FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 21
Considere a reação química entre soluções aquosas de carbonato de sódio (Na2CO3) e cloreto de cálcio (CaCl2), produzindo carbonato de cálcio sólido (CaCO3) e cloreto de sódio (NaCl) em solução aquosa. Supondo rendimento de 100%, a massa, em gramas, de cloreto de cálcio que deve reagir para produzir 10 g de carbonato de cálcio é, aproximadamente, Dados: Massas molares (g/mol): C = 12,0; O = 16,0; Na = 23,0; Cl = 35,5 e Ca = 40,0. a) 5 b) 7 c) 11 d) 14 e) 22
FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 46
Considere as seguintes afirmações sobre o texto: ...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 2
“ – O que é o Terror? ...
FGV Economia 2009 – Questão 39
Assinale a alternativa em que a frase, em consonância com o português padrão, externa o ponto de vista do poeta....