FAMERP 2015 – Questão 65

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo
Leia o texto de Machado de Assis para responder às questões.
 
Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.
– Continue, disse eu acordando.
− Já acabei, murmurou ele.
− São muito bonitos.
Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando- me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei.
[...]
Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até o fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns nem tanto.
( Dom Casmurro, 2008.)
“os versos pode ser que não fossem inteiramente maus.”
Com essa frase, o narrador expressa uma dúvida. Nas alternativas, a frase gramaticalmente correta, que mantém em linhas gerais o significado original, é:
a) Tenho a impressão que os versos não seriam inteiramen te maus.
b) Tenho a impressão de que os versos não podiam ser inteiramente maus.
c) Tenho a impressão que os versos não eram inteiramente maus.
d) Tenho a impressão de que os versos não eram inteiramente maus.
e) Tenho a impressão que os versos não são inteiramente maus.

Veja outras questões semelhantes:

FAMERP 2021 – Questão 67
A menor distância a que um objeto pode estar da córnea de um olho humano, de modo a ser visto com nitidez, é denominada ponto próximo. Essa distância se altera com a idade da pessoa, como mostra o gráfico. ...
FAMERP 2018 – Questão 48
Os domínios Archaea e Bacteria englobam micro-organismos com características morfológicas bem definidas. Estes seres vivos compartilham semelhanças entre si, tais como a) membrana plasmática e organelas membranosas. b) inclusões citoplasmáticas e envoltório nuclear. c) moléculas de DNA lineares e plasmídeos. d) material genético disperso e ribossomos. e) citoesqueleto e parede com peptidoglicano.
FGV Administração 2010 – Questão 20
O romance do qual se extraiu o texto foi publicado na última década do século XIX, período em que a literatura brasileira, no seu conjunto, se caracterizou, tanto na prosa quanto na poesia, principalmente, a) pelo retorno ao misticismo. b) pela temática regionalista. c) pelo tradicionalismo linguístico. d) pela valorização do método científico. e) pelo ecletismo estilístico.
FAMERP 2015 – Questão 1
Certo método de observação da troca de potássio no fluxo sanguíneo utiliza o isótopo do potássio K32 como marcador. Sabe-se que esse isótopo perde 5,4% de sua intensidade radioativa a cada hora. Se a intensidade radioativa desse isótopo no início da observação é igual a I0, ao final de 10 horas será igual a I0 multiplicado por a) 1,054– 10. b) 1,05410. c) 0,05410. d) 0,946– 10. e) 0,94610.
FAMERP 2015 – Questão 28
Definido como um processo de degradação ambiental causado pelo manejo inadequado dos recursos naturais nos espaços áridos, semiáridos e subúmidos secos, que compromete os sistemas produtivos das áreas suscetíveis, os serviços ambientais e a...