FAMERP 2015 – Questão 65

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo
Leia o texto de Machado de Assis para responder às questões.
 
Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.
– Continue, disse eu acordando.
− Já acabei, murmurou ele.
− São muito bonitos.
Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando- me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei.
[...]
Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até o fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns nem tanto.
( Dom Casmurro, 2008.)
“os versos pode ser que não fossem inteiramente maus.”
Com essa frase, o narrador expressa uma dúvida. Nas alternativas, a frase gramaticalmente correta, que mantém em linhas gerais o significado original, é:
a) Tenho a impressão que os versos não seriam inteiramen te maus.
b) Tenho a impressão de que os versos não podiam ser inteiramente maus.
c) Tenho a impressão que os versos não eram inteiramente maus.
d) Tenho a impressão de que os versos não eram inteiramente maus.
e) Tenho a impressão que os versos não são inteiramente maus.

Veja outras questões semelhantes:

FAMERP 2020 – Questão 25
O texto caracteriza o surgimento e a expansão das fábricas, na Grã-Bretanha dos séculos XVIII e XIX, como a) superação do arcaísmo da produção artesanal e manufatureira. b) vitória de um projeto coletivo de hegemonia econômica. c) resultado de forte avanço tecnológico. d) exemplo do eterno sofrimento das sociedades. e) afirmação de um controle de classe.
FAMERP 2016 – Questão 58
Considerando que a constante de Avogadro vale 6×1023 mol–1, o número de moléculas de liotironina que entra no organismo de uma pessoa que ingere um comprimido contendo 10 microgramas desse hormônio é próximo de: a) 3 × 1017 b) 9 × 1015 c) 9 × 1030 d) 3 × 1014 e) 9 × 1023
FAMERP 2016 – Questão 79
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a) há países que não oferecem programas rotineiros de vacinação. b) é necessário conscientizar os pais de que a vacinação pode salvar vidas. c) 20% das crianças no mundo não são vacinadas. d) as pessoas hesitam em vacinar seus filhos principalmente em países pobres. e) cerca de 1,5 milhão de crianças são salvas devido à vacinação.
FAMERP 2021 – Questão 54
Amostras das substâncias cloreto de potássio (KCl), cloreto de amônio (NH4Cl), clorofórmio (CHCl3) e sacarose (C12H22O11) foram colocadas, separadamente e não necessariamente nessa ordem, em quatro tubos de ensaio contendo água, identificados...
FAMERP 2021 – Questão 20
No trecho do primeiro quadrinho “We should do this more often”, a expressão sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por a) more sporadically. b) more frequently. c) more occasionally. d) more formally. e) more efficiently.