ENEM PPL Linguagens e Matemática 2016 – Questão 151

Matemática / Sistema Decimal
Uma professora de matemática organizou uma atividade associando um ábaco a três dados de diferentes formatos: um cubo com faces numeradas de 1 a 6, associadas à haste C, um octaedro com faces numeradas de 1 a 8, associadas à haste D, e um dodecaedro com faces numeradas de 1 a 12, associadas à haste U. Inicialmente, as hastes do ábaco encontram-se vazias. As letras C, D e U estão associadas a centenas, dezenas e unidades, respectivamente. A haste UM representa unidades de milhar.
Regras do jogo: são jogados os três dados juntos e, a cada jogada, colocam-se bolinhas nas hastes, correspondendo ás quantidades apresentadas nas faces voltadas para cima de cada dado, respeitando a condição “nunca dez“, ou seja, em cada haste podem ficar, no máximo, nove bolinhas. Assim, toda vez que a quantidade de bolinhas em alguma haste for superior a nove. dez delas são retiradas dessa haste e uma bolinha é colocada na haste imediatamente à esquerda. Bolinhas, em quantidades iguais aos números obtidos na face superior dos dados, na segunda jogada, são acrescentadas às hastes correspondentes, que contêm o resultado da primeira jogada.
Iniciada a atividade, um aluno jogou os dados duas vezes. Na primeira vez, as quantidades das faces voltadas para cima foram colocadas nas hastes. Nesta jogada, no cubo. no octaedro e no dodecaedro, as faces voltadas para cima foram, respectivamente, 6, 8 e 11 (Figura 1).
Na segunda vez, o aluno jogou os dados e adicionou as quantidades correspondentes, nas respectivas hastes. O resultado está representado no ábaco da Figura 2.

 
De acordo com a descrição, as faces voltadas para cima no cubo, no octaedro e no dodecaedro, na segunda jogada, foram, respectivamente,
a) 4, 2 e 9.
b) 4, 3 e 9.
c) 4, 3 e 10.
d) 5, 3 e 10.
e) 5,4 e 9.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV 2019 – Questão 21
A figura indica uma gangorra apoiada no chão plano. As medidas x e y estão em centímetros, sendo que y é maior do que x. Quando encostada com o chão de um dos lados, a gangorra forma ângulo de 50°. Do outro lado, quando encostada com o chão,...
UERJ 2019 – Questão 30
Os triângulos A1B1C1, A2B2C2, A3B3C3, ilustrados abaixo, possuem perímetros p1, p2, p3,respectivamente. Os vértices desses triângulos, a partir do segundo, são os pontos médios dos lados do triângulo anterior. Admita que == 7 e = 4. Assim, (p1, p2, p3) define a seguinte progressão: a) aritmética de razão = – 8 b) aritmética de razão = – 6 c) geométrica de razão = d) geométrica de razão =
FUVEST 2021 – Questão 7
Alice quer construir um paralelepípedo reto retângulo de medidas 60 cm x 24 cm x 18 cm, com a menor quantidade possível de cubos idênticos cujas medidas das arestas são números naturais. Quantos cubos serão necessários para construir esse paralelepípedo? a) 60 b) 72 c) 80 d) 96 e) 120
UERJ 2018 – Questão 33
Os veículos para transporte de passageiros em determinado município têm vida útil que varia entre 4 e 6 anos, dependendo do tipo de veículo. Nos gráficos está representada a desvalorização de quatro desses veículos ao longo dos anos, a partir de sua compra na fábrica. Com base nos gráficos, o veículo que mais desvalorizou por ano foi: a) I b) II c) III d) IV
UNESP 2025 – Questão 89
A figura indica o gráfico da função f(x) = log2 (x – 1), sendo P e Q os pontos de intersecção da assíntota e do gráfico com o eixo x, respectivamente. Sabendo-se que M(xM , yM) pertence ao gráfico de y = f(x) e que xM é ponto médio de PQ, então yM é igual a a) – 0,8. b) −1,1. c) −1. d) – 0,9. e) −1,2