ENEM PPL Linguagens e Matemática 2016 – Questão 105

Linguagens / Português
No texto, a diversidade linguística é apresentada pela ótica de um observador que entra em contato com uma comunidade linguística diferente da sua. Esse observador é um
a) falante do português brasileiro relatando o seu contato na Europa com o português lusitano.
b) imigrante em Lisboa com domínio dos registros formal e informal do português europeu.
c) turista europeu com domínio de duas variedades do português em visita a Lisboa.
d) português com domínio da variedade coloquial da língua falada no Brasil.
e) poeta brasileiro defensor do uso padrão da língua falada em Portugal.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2010 – Questão 20
A influência da língua inglesa sobre as demais, em todo o globo, se revela particularmente no vocabulário. No texto apresentado, temos dois exemplos: câmera, cujo emprego alternativo a câmara ocorre por influência da língua inglesa; e...
Base dudow 2000 – Questão 60
A correlação entre os tempos verbais está correta em: a) Se Pedro Segundo viesse aqui com história, eu botaria ele na cadeia. b) Se Pedro Segundo vem aqui com história, eu botava ele na cadeia. c) Se Pedro Segundo viesse aqui com história, eu boto ele na cadeia. d) Se Pedro Segundo vinha aqui com história, eu botara ele na cadeia. e) Se Pedro Segundo vier aqui com história, eu terei botado ele na cadeia.
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 7
Considere o texto. Conforme as informações apresentadas, um título adequado ao texto é:a) Cai a prática de sexo casual.b) Mais idade, mais sexo consciente.c) Mulheres se protegem mais no sexo.d) Muito sexo, pouca proteção.e) Sexo em tempos de internet.
ENEM 2002 – Questão 50
Comer com as mãos era um hábito comum na Europa, no século XVI. A técnica empregada pelo índio no Brasil e por um português de Portugal era, aliás, a mesma: apanhavam o alimento com três dedos da mão direita (polegar, indicador e médio) e...
UNESP (julho) 2011 – Questão 5
A mensagem principal do texto consiste em enfatizar que a) as ciências não precisam de nenhuma linguagem para expressar-se. b) as artes constituem as linguagens preferenciais da matemática. c) a publicidade não é linguagem, mas apenas um meio de seduzir consumidores. d) a escola tem a obrigação fundamental de ensinar tecnologia. e) o ensino, para ser coerente com a realidade, deve focalizar as múltiplas linguagens.