ENEM PPL Linguagens e Matemática 2013 – Questão 146

Matemática
A logomarca de uma empresa de computação é um quadrado, AEFG, com partes pintadas como mostra a figura. Sabe-se que todos os ângulos agudos presentes na figura medem 45º e que AB = BC = CD = DE. A fim de divulgar a marca entre os empregados, a gerência decidiu que fossem pintadas logomarcas de diversos tamanhos nas portas, paredes e fachada da empresa. Pintadas as partes cinza de todas as logomarcas, sem desperdício e sem sobras, já foram gastos R$ 320,00.
 
O preço das tintas cinza, preta e branca é o mesmo. Considerando que não haja desperdício e sobras, o custo para pintar as partes pretas e o custo para pintar as partes brancas serão, respectivamente,
a) R$ 320,00 e R$ 640,00.
b) R$ 640,00 e R$ 960,00.
c) R$ 960,00 e R$ 1 280,00.
d) R$ 1 280,00 e R$ 2 240,00.
e) R$ 2 240,00 e R$ 2 560,00.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 154
Todos os anos, a Receita Federal alerta os contribuintes para não deixarem o envio de seus dados para o último dia do prazo de entrega, pois, após esse prazo, terá que pagar uma multa. Em certo ano, a quatro dias do prazo final, contabilizou-se o...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 105
Para nos auxiliar na localização dos diversos sítios na Internet, eles são identificados por “nomes de domínios”. No endereço inep.gov.br, “br” indica o país, Brasil, “gov” indica um órgão do governo, “inep” é a sigla do...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 100
Um objetivo para um número cada vez maior de empresas é realizar negócios eletronicamente com outras empresas, e, em especial, com fornecedores e clientes. ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 106
O acesso a informações remotas pode se dar de várias formas. Ele pode significar navegar na World Wide Web para obter informações ou apenas por diversão. As informações disponíveis incluem artes, negócios, culinária, governo, saúde,...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 180
Uma empresa analisou mensalmente as vendas de um de seus produtos ao longo de 12 meses após seu lançamento. Concluiu que, a partir do lançamento, a venda mensal do produto teve um crescimento linear até o quinto mês. A partir daí houve uma...