ENEM PPL Linguagens e Matemática 2011 – Questão 117

Linguagens / Português
Um asteroide de cerca de um mil metros de diâmetro, viajando a 288 mil quilômetros por hora, passou a uma distância insignificante ― em termos cósmicos ― da Terra, pouco mais do dobro da distância que nos separa da Lua. Segundo os cálculos matemáticos, o asteroide cruzou a órbita da Terra e somente não colidiu porque ela não estava naquele ponto de interseção. Se ele tivesse sido capturado pelo campo gravitacional do nosso planeta e colidido, o impacto equivaleria a 40 bilhões de toneladas de TNT ou o equivalente à explosão de 40 mil bombas de hidrogênio, conforme calcularam os computadores operados pelos astrônomos do programa de Exploração do Sistema Solar da Nasa; se caísse no continente, abriria uma cratera de cinco quilômetros, no mínimo, e destruiria tudo o que houvesse num raio de milhares de outros; se desabasse no oceano, provocaria maremotos que devastariam imensas regiões costeiras. Enfim, uma visão do Apocalipse.
Disponível em: http://bdjur.stj.jus.br.
Acesso em: 23 abr. 2010 (fragmento).
 
Com base na leitura do fragmento, percebe-se que o texto foi construído com o objetivo de
a) destacar o seu processo de construção, dando enfoque, principalmente, a recursos expressivos.
b) manter um canal de comunicação entre leitor e autor por meio de mensagens subjetivas. 
c) transmitir informações, fazendo referência a acontecimentos observados no mundo exterior. 
d) persuadir o leitor, levando-o a tomar medidas para evitar os problemas ambientais.
e) transmitir os receios e reflexões do autor no que se refere ao fim do mundo.
Esta questão recebeu 188 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2012 – Questão 37
Tendo em vista o contexto, a palavra do texto que sintetiza o teor da acusação referida na entrevista é: a) “usurpado” b) “detalhista” c) “fomentar” d) “litígios” e) “insanidade”
ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 45
Carta aberta à população brasileira ...
FUVEST 2007 – Questão 66
O amigo é chamado de “paladino da língua portuguesa” porque a) costuma escrever cartas em que aponta incorreções gramaticais do autor. b) sofre com os constantes descuidos dos leitores de “Quarto de Badulaques”. c) julga igualmente válidas todas as variedades da língua portuguesa. d) comenta criteriosamente os conteúdos dos textos que o autor publica. e) é tolerante com os equívocos que poderiam causar reprovação no vestibular.
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 44
O lazer é um fenômeno mundial, fruto da modernidade e das relações que se estabelecem entre o tempo de trabalho e o tempo do não trabalho. Os efeitos da industrialização e da globalização foram percebidos pela velocidade das mensagens...
PUC -SP 2017 – Questão 75
Pela leitura do texto, infere-se que a expressão "mero populismo”, empregada no terceiro parágrafo, significa ...