ENEM PPL Linguagens e Matemática 2011 – Questão 111

Linguagens / Português / Funções Sintáticas - Geral
Quando Rubem Braga não tinha assunto, ele abria a janela e encontrava um. Quando não encontrava, dava no mesmo, ele abria a janela, olhava o mundo e comunicava que não havia assunto. Fazia isso com tanto engenho e arte que também dava no mesmo: a crônica estava feita. Não tenho nem o engenho nem a arte de Rubem, mas tenho a varanda aberta sobre a Lagoa ― posso não ver melhor, mas vejo mais. [...] Nelson Rodrigues não tinha problemas. Quando não havia assunto, ele inventava. Uma tarde, estacionei ilegalmente o Sinca-Chambord na calçada do jornal. Ele estava com o papel na máquina e provisoriamente sem assunto. Inventou que eu descia de um reluzente Rolls Royce com uma loura suspeita, mas equivalente à suntuosidade do carro. Um guarda nos deteve, eu tentei subornar a autoridade com dinheiro, o guarda não aceitou o dinheiro, preferiu a loura. Eu fiquei sem a multa e sem a mulher. Nelson não ficou sem assunto.
CONY, C. H. Folha de S. Paulo. 2 jan. 1998 (adaptado).

O autor lançou mão de recursos linguísticos que o auxiliaram na retomada de informações dadas sem repetir textualmente uma referência. Esses recursos pertencem ao uso da língua e ganham sentido nas práticas de linguagem. É o que acontece com os usos do pronome “ele” destacados no texto. Com essa estratégia, o autor conseguiu
a) confundir o leitor, que fica sem saber quando o texto se refere a um ou a outro cronista.
b) comparar Rubem Braga com Nelson Rodrigues, dando preferência ao primeiro.
c) referir-se a Rubem Braga e a Nelson Rodrigues usando igual recurso de articulação textual.
d) sugerir que os dois autores escrevem crônicas sobre assuntos semelhantes.
e) produzir um texto obscuro, cujas ambiguidades impedem a compreensão do leitor.
Esta questão recebeu 392 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 139
O consumo de energia elétrica, nos últimos meses, na casa de uma família, é mostrado nas seguintes tabelas. A média do consumo mensal de energia elétrica na casa dessa família, de setembro de 2011 a fevereiro de 2012, é a) 280. b) 282. c) 284. d) 288. e) 292.
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 126
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as...
ENEM 2ª Aplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 136
Em uma escola, cinco atletas disputam a medalha de ouro em uma competição de salto em distância. Segundo o regulamento dessa competição, a medalha de ouro será dada ao atleta mais regular em uma série de três saltos. Os resultados e as informações dos saltos desses cinco atletas estão no quadro. A medalha de ouro foi conquistada pelo atleta número: a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V.
UNESP 2013 – Questão 10
[...] a injustiça é justa – o sofrimento é alegria. O impacto estilístico destas duas frases de uma das falas de Cleia se deve à utilização expressiva de ___________ entre conceitos. O termo que preenche corretamente a lacuna é a) refinamento. b) liberação. c) contradição. d) semelhança. e) similaridade.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 26
Assentamento ...