ENEM PPL Linguagens e Matemática 2010 – Questão 129

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Expressões Idiomáticas
Expressões idiomáticas ou idiomatismo são expressões que se caracterizam por não identificar seu significado através de suas palavras individuais ou no sentido literal. 
Não é possível traduzi-las em outra língua e se originam de gírias e culturas de cada região. Nas diversas regiões do país, há várias expressões idiomáticas que integram os chamados dialetos.
Disponível em: www.brasilescola.com.
Acesso em: 24 abr. 2010 (adaptado).
 
O texto esclarece o leitor sobre as expressões idiomáticas, utilizando-se de um recurso metalinguístico que se caracteriza por
a) influenciar o leitor sobre atitudes a serem tomadas em r
elação ao preconceito contra os falantes que utilizam expressões idiomáticas.
b) externar atitudes preconceituosas em relação às classes menos favorecidas que utilizam expressões idiomáticas.
c) divulgar as várias expressões idiomáticas existentes e controlar a atenção do interlocutor, ativando o canal de comunicação entre ambos.
d) definir o que são expressões idiomáticas e como elas fazem parte do cotidiano do falante pertencente a grupos regionais diferentes.
e) preocupar-se em elaborar esteticamente os sentidos das expressões idiomáticas existentes em regiões distintas.
Esta questão recebeu 286 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 163
O padrão internacional ISO 216 define os tamanhos de papel utilizados em quase todos os países, com exceção dos EUA e Canadá. O formato-base é uma folha retangular de papel, chamada de AO, cujas dimensões são 84,1 cm x 118,9 cm. A partir de...
Base dudow 2000 – Questão 66
Assinale a alternativa correta de acordo com o texto. ...
ENEM 2002 – Questão 30
Só falta o Senado aprovar o projeto de lei [sobre o uso de termos estrangeiros no Brasil] para que palavras como shopping center, delivery e drive-through sejam proibidas em nomes de estabelecimentos e marcas. ...
UNESP 2013 – Questão 22
O anúncio 2 refere-se a) a um incentivo para anúncios mais iluminados. b) a uma empresa de eletricidade chamada Wisely. c) a um incentivo ao uso de lâmpadas fluorescentes. d) ao uso mais consciente de energia elétrica. e) à falta de iluminação suficiente em locais públicos.
ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 104
E-mail com hora programada ...