ENEM PPL Linguagens e Matemática 2010 – Questão 116

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Não é raro ouvirmos falar que o Brasil é o país das danças ou um país dançante. Essa nossa “fama” é bem pertinente, se levarmos em consideração a diversidade de manifestações rítmicas e expressivas existentes de Norte a Sul. Sem contar a imensa repercussão de nível internacional de algumas delas.
Danças trazidas pelos africanos escravizados, danças relativas aos mais diversos rituais, danças trazidas pelos imigrantes etc. Algumas preservam suas características e pouco se transformaram com o passar do tempo, como o forró, o maxixe, o xote, o frevo. Outras foram criadas e são recriadas e cada instante: inúmeras influências são incorporadas, e as danças transformam-se, multiplicam-se. nos centros urbanos, existem danças como o funk, o hip hop, as danças de rua e de salão.  
É preciso deixar claro que não há jeito certo ou errado de dançar. Todos podem dançar, independentemente de biótico, etnia ou habilidade, respeitando-se as diferenciações de ritmos e estilos individuais.
GASPARI, T. C. Dança e educação física na escola: implicações para a prática pedagógica.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (adaptado).


 
​Com base no texto, verifica-se que a dança, presente em todas as épocas, espaços geográficos e culturais, é uma
a) prática corporal que conserva inalteradas suas formas, independentemente das influências culturais da sociedade.
b) forma de expressão corporal baseada em gestos padronizados e realizada por quem tem habilidade para dançar.
c) manifestação rítmica e expressiva voltada para as apresentações artísticas, sem que haja preocupação com a linguagem corporal.
d) prática que traduz os costumes de determinado povo ou região e está restrita a este.
e) representação das manifestações, expressões, comunicações e características culturais de um povo.
 
Esta questão recebeu 709 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2011 – Questão 56
A inclinação para o ocultismo é um sintoma da regressão da consciência. A tendência velada da sociedade para o desastre faz de tolas suas vítimas com falsas revelações e fenômenos alucinatórios. O ocultismo é a metafísica dos parvos....
PASUSP 2009 – Questão 9
“Quem não tem cão, caça com gato”. O sentido deste provérbio é: a) Os cães são melhores do que os gatos, mas não temos cães. b) Sem aquilo que queremos, procuramos algo semelhante. c) Os animais são excelentes auxiliares na caça. d) Algumas pessoas têm mais sorte do que outras. e) Devemos sempre procurar melhorar na vida.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 92
Home is where the heart is ...
UNESP 2012 – Questão 56
Uma mãe canadense defendeu a decisão tomada por ela e por seu marido de manter em segredo o sexo de seu filho mais novo, para dar à criança a oportunidade de desenvolver a sua identidade sexual por conta própria. A decisão tomada por Kathy...
ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 150
O técnico de um time de voleibol registra o número de jogadas e de acertos, por atleta, em cada fundamento, para verificar os desempenhos dos jogadores. Para que o time tenha um melhor aproveitamento no fundamento bloqueio, ele decide substituir um...