ENEM PPL Linguagens e Matemática 2010 – Questão 116

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Não é raro ouvirmos falar que o Brasil é o país das danças ou um país dançante. Essa nossa “fama” é bem pertinente, se levarmos em consideração a diversidade de manifestações rítmicas e expressivas existentes de Norte a Sul. Sem contar a imensa repercussão de nível internacional de algumas delas.
Danças trazidas pelos africanos escravizados, danças relativas aos mais diversos rituais, danças trazidas pelos imigrantes etc. Algumas preservam suas características e pouco se transformaram com o passar do tempo, como o forró, o maxixe, o xote, o frevo. Outras foram criadas e são recriadas e cada instante: inúmeras influências são incorporadas, e as danças transformam-se, multiplicam-se. nos centros urbanos, existem danças como o funk, o hip hop, as danças de rua e de salão.  
É preciso deixar claro que não há jeito certo ou errado de dançar. Todos podem dançar, independentemente de biótico, etnia ou habilidade, respeitando-se as diferenciações de ritmos e estilos individuais.
GASPARI, T. C. Dança e educação física na escola: implicações para a prática pedagógica.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (adaptado).


 
​Com base no texto, verifica-se que a dança, presente em todas as épocas, espaços geográficos e culturais, é uma
a) prática corporal que conserva inalteradas suas formas, independentemente das influências culturais da sociedade.
b) forma de expressão corporal baseada em gestos padronizados e realizada por quem tem habilidade para dançar.
c) manifestação rítmica e expressiva voltada para as apresentações artísticas, sem que haja preocupação com a linguagem corporal.
d) prática que traduz os costumes de determinado povo ou região e está restrita a este.
e) representação das manifestações, expressões, comunicações e características culturais de um povo.
 
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