ENEM PPL Linguagens e Matemática 2010 – Questão 116

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Não é raro ouvirmos falar que o Brasil é o país das danças ou um país dançante. Essa nossa “fama” é bem pertinente, se levarmos em consideração a diversidade de manifestações rítmicas e expressivas existentes de Norte a Sul. Sem contar a imensa repercussão de nível internacional de algumas delas.
Danças trazidas pelos africanos escravizados, danças relativas aos mais diversos rituais, danças trazidas pelos imigrantes etc. Algumas preservam suas características e pouco se transformaram com o passar do tempo, como o forró, o maxixe, o xote, o frevo. Outras foram criadas e são recriadas e cada instante: inúmeras influências são incorporadas, e as danças transformam-se, multiplicam-se. nos centros urbanos, existem danças como o funk, o hip hop, as danças de rua e de salão.  
É preciso deixar claro que não há jeito certo ou errado de dançar. Todos podem dançar, independentemente de biótico, etnia ou habilidade, respeitando-se as diferenciações de ritmos e estilos individuais.
GASPARI, T. C. Dança e educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (adaptado).
​Com base no texto, verifica-se que a dança, presente em todas as épocas, espaços geográficos e culturais, é uma
a) prática corporal que conserva inalteradas suas formas, independentemente das influências culturais da sociedade.
b) forma de expressão corporal baseada em gestos padronizados e realizada por quem tem habilidade para dançar.
c) manifestação rítmica e expressiva voltada para as apresentações artísticas, sem que haja preocupação com a linguagem corporal.
d) prática que traduz os costumes de determinado povo ou região e está restrita a este.
e) representação das manifestações, expressões, comunicações e características culturais de um povo.
 
Esta questão recebeu 554 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 113
Descubra e aproveite um momento todo seu. Quando você quebra o delicado chocolate, o irresistível recheio cremoso começa a derreter na sua boca, acariciando todos os seus sentidos. Criado por nossa empresa. Paixão e amor por chocolate desde...
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 3
Quanto aos sentidos que encerra, a frase — Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. — equivale a ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 143
O gráfico mostra estimativas da produção brasileira de trigo em safras recentes: Globo Rural, São Paulo, jun. 2009 (adaptado). A média da produção brasileira de trigo de 2005/06 a 2009/10, em milhões de toneladas, é de a) 4,87. b) 4,70. c) 4,56. d) 4,49. e) 4,09.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 133
O homem evoluiu. Independentemente de teoria, essa evolução ocorreu de várias formas. No que concerne à evolução digital, o homem percorreu longo trajeto da pedra lascada ao mundo virtual. Tal fato culminou em um problema físico habitual,...
Base dudow 2000 – Questão 19
Qual é o grande problema de Calvin de acordo com a charge? a) Não saber ler nem ver as horas nos relógios de parede. b) Não ter prestado atenção nas últimas duas horas de aula. c) Não ter percebido o relógio na parede nas últimas duas horas. d) Não saber a que horas a professor chega na sala. e) Não saber ver as horas pelo relógio.