ENEM PPL Linguagens e Matemática 2010 – Questão 116

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Não é raro ouvirmos falar que o Brasil é o país das danças ou um país dançante. Essa nossa “fama” é bem pertinente, se levarmos em consideração a diversidade de manifestações rítmicas e expressivas existentes de Norte a Sul. Sem contar a imensa repercussão de nível internacional de algumas delas.
Danças trazidas pelos africanos escravizados, danças relativas aos mais diversos rituais, danças trazidas pelos imigrantes etc. Algumas preservam suas características e pouco se transformaram com o passar do tempo, como o forró, o maxixe, o xote, o frevo. Outras foram criadas e são recriadas e cada instante: inúmeras influências são incorporadas, e as danças transformam-se, multiplicam-se. nos centros urbanos, existem danças como o funk, o hip hop, as danças de rua e de salão.  
É preciso deixar claro que não há jeito certo ou errado de dançar. Todos podem dançar, independentemente de biótico, etnia ou habilidade, respeitando-se as diferenciações de ritmos e estilos individuais.
GASPARI, T. C. Dança e educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (adaptado).
​Com base no texto, verifica-se que a dança, presente em todas as épocas, espaços geográficos e culturais, é uma
a) prática corporal que conserva inalteradas suas formas, independentemente das influências culturais da sociedade.
b) forma de expressão corporal baseada em gestos padronizados e realizada por quem tem habilidade para dançar.
c) manifestação rítmica e expressiva voltada para as apresentações artísticas, sem que haja preocupação com a linguagem corporal.
d) prática que traduz os costumes de determinado povo ou região e está restrita a este.
e) representação das manifestações, expressões, comunicações e características culturais de um povo.
 
Esta questão recebeu 538 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2013 – Questão 10
[...] a injustiça é justa – o sofrimento é alegria. O impacto estilístico destas duas frases de uma das falas de Cleia se deve à utilização expressiva de ___________ entre conceitos. O termo que preenche corretamente a lacuna é a) refinamento. b) liberação. c) contradição. d) semelhança. e) similaridade.
UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 1
A frase de João Ubaldo — E, com toda a certeza, é uma das organizações mais perfeitas já constituídas, uma contribuição inestimável do nosso país ao patrimônio da raça humana — reveste-se de um aspecto a) discriminatório. b) gentil. c) medíocre. d) irônico. e) ufanista.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 107
Na comparação dos textos, observa-se que ...
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 20
De início, morar na casa de Borges era solitário e tedioso, o que levou Inácio a pensar em ir embora. Todavia, isso não aconteceu, sobretudo porque o rapaz a) passou a ser mais bem tratado pelo casal após três semanas. b) teve uma educação que não lhe permitiria tal rebeldia. c) se pegou atraído por D. Severina, com o passar do tempo. d) gostava, na realidade, do trabalho que realizava com Borges. e) sentia que D. Severina se mostrava mais atenciosa com ele.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 101
TEXTO I ...