ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 134

Linguagens / Literatura / Artes Diversas / Artes Plásticas
       Cândido Portinari, nascido em 1903, em uma fazenda de café em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo, é um dos ícones das artes plásticas no Brasil e no mundo. Sua vasta e variada obra é um dos valiosos patrimônios da cultura brasileira. A seguir, são apresentadas pinturas desse grande artista. 


Disponível em: <www.portinari.org.br/candinho/candinho/quebra1/jogo_q.htm>.
Acesso em:10 nov. 2008
 
Na série de pinturas apresentada, Portinari 
a) valoriza o folclore brasileiro com a representação de tradicionais brincadeiras infantis, fenômeno da cultura popular. 
b) revela seu apego à cultura rural, mediante imagens impressionistas de tipos regionais remanescentes em algumas áreas do Brasil. 
c) apresenta figuras humanas em estilo tradicionalmente acadêmico, com técnica de óleo sobre tela, uma influência europeia em sua arte. 
d) representa cenas de sua cidadezinha do interior e de sua infância de menino pobre, mas livre, que pertencem a um passado que se perdeu. 
e) apresenta uma maneira própria de ver a arte, à medida que usa traços, luzes, formas, texturas, com impressões de seu estado de espírito no momento da criação. 
 
Esta questão recebeu 260 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 15
O mistério de cousas, onde está ele? ...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 23
Descobrimento ...
UERJ 2010 – Questão 9
A pergunta formulada pelo marciano pode ser lida como uma projeção da consciência do próprio sujeito poético. Um verso que também sugere essa projeção é: a) O marciano encontrou-me na rua (v. 1) b) Afastou-se o marciano, e persegui-o. (v. 5) c) Mas, recusando o colóquio, desintegrou-se (v. 7) d) E fiquei só em mim, de mim ausente. (v. 9)
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 7
19-11-1959 ...
FGV Administração 2010 – Questão 19
Destes comentários críticos sobre diferentes obras de Machado de Assis, o que se refere ao romance a que pertence o texto é: ...