ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 134

Linguagens / Literatura / Artes Diversas / Artes Plásticas
       Cândido Portinari, nascido em 1903, em uma fazenda de café em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo, é um dos ícones das artes plásticas no Brasil e no mundo. Sua vasta e variada obra é um dos valiosos patrimônios da cultura brasileira. A seguir, são apresentadas pinturas desse grande artista. 


Disponível em: <www.portinari.org.br/candinho/candinho/quebra1/jogo_q.htm>.
Acesso em:10 nov. 2008
 
Na série de pinturas apresentada, Portinari 
a) valoriza o folclore brasileiro com a representação de tradicionais brincadeiras infantis, fenômeno da cultura popular. 
b) revela seu apego à cultura rural, mediante imagens impressionistas de tipos regionais remanescentes em algumas áreas do Brasil. 
c) apresenta figuras humanas em estilo tradicionalmente acadêmico, com técnica de óleo sobre tela, uma influência europeia em sua arte. 
d) representa cenas de sua cidadezinha do interior e de sua infância de menino pobre, mas livre, que pertencem a um passado que se perdeu. 
e) apresenta uma maneira própria de ver a arte, à medida que usa traços, luzes, formas, texturas, com impressões de seu estado de espírito no momento da criação. 
 
Esta questão recebeu 261 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2017 – Questão 12
O tom predominante no soneto é de a) resignação. b) nostalgia. c) apatia. d) ingenuidade. e) inquietude.
Base dudow 2000 – Questão 22
Os líderes da geração Orpheu foram a) Almada Negreiros e José Saramago. b) Antero de Quental e Eça de Queirós. c) Teixeira dos Pascoaes e Antônio Nobre. d) Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa. e) José Régio e Branquinho da Fonseca.
FUVEST 2011 – Questão 84
Dentre os recursos expressivos presentes no poema, podem-se apontar a sinestesia e a aliteração, respectivamente, nos versos a) 2 e 17. b) 1 e 5. c) 8 e 15. d) 9 e 18. e) 14 e 3.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 115
A partida de trem ...
Base dudow 2000 – Questão 17
Poema satírico sobre os desmando administrativos e morais imputados a Luís da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788: a) Marília de Dirceu b) Vila Rica c) Fábula do Ribeirão do Carmo d) Cartas Chilenas e) O Uruguai