ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 134

Linguagens / Literatura / Artes Diversas / Artes Plásticas
       Cândido Portinari, nascido em 1903, em uma fazenda de café em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo, é um dos ícones das artes plásticas no Brasil e no mundo. Sua vasta e variada obra é um dos valiosos patrimônios da cultura brasileira. A seguir, são apresentadas pinturas desse grande artista. 


Disponível em: <www.portinari.org.br/candinho/candinho/quebra1/jogo_q.htm>.
Acesso em:10 nov. 2008
 
Na série de pinturas apresentada, Portinari 
a) valoriza o folclore brasileiro com a representação de tradicionais brincadeiras infantis, fenômeno da cultura popular. 
b) revela seu apego à cultura rural, mediante imagens impressionistas de tipos regionais remanescentes em algumas áreas do Brasil. 
c) apresenta figuras humanas em estilo tradicionalmente acadêmico, com técnica de óleo sobre tela, uma influência europeia em sua arte. 
d) representa cenas de sua cidadezinha do interior e de sua infância de menino pobre, mas livre, que pertencem a um passado que se perdeu. 
e) apresenta uma maneira própria de ver a arte, à medida que usa traços, luzes, formas, texturas, com impressões de seu estado de espírito no momento da criação. 
 
Esta questão recebeu 200 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 34
Assinale a alternativa que aponta o filósofo grego do século IV a.C. que definiu literatura como mimese, determinou as funções da literatura como sendo estética, catártica e cognitiva, além de classificar os gêneros literários em lírico, épico e dramático. a) Platão b) Cícero c) Sêneca d) Sócrates e) Aristóteles
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 168
O matemático americano Eduardo Kasner pediu ao filho que desse um nome a um número muito grande, que consistia do algarismo 1 seguido de 100 zeros. Seu filho batizou o número de gugol. Mais tarde, o mesmo matemático criou um número que apelidou de gugolplex, que consistia em 10 elevado a um gugol. Quantos algarismos tem um gugolplex? a) 100. b) 101. c) 10100. d) 10100 + 1. e) 101 000 + 1.
Base dudow 2000 – Questão 14
A relação entre obra, autor e comentário NÃO está correta em: ...
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 15
Carlos é hoje um homem dividido, Mário, e isso graças às suas cartas. ...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 17
Para o narrador, os olhos de Capitu eram olhos de ressaca, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Entende-se, então, que ele ...