ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 124

Linguagens / Português
Muito se tem falado da sociedade informacional, da sociedade da comunicação global, do surgimento das redes telemáticas e de sua correlata dinâmica social. O ciberespaço é lócus de efervescência social e canal por onde circulam formas multimodais de informação. A rede é artefato, conteúdo, canal e metáfora. Como meio, a Internet problematiza a forma midiática massiva de divulgação cultural e artística. Ela é o foco de irradiação de informação, conhecimento e troca de mensagens entre pessoas ao redor do mundo, abrindo o polo da emissão. Com a cibercultura, trata-se efetivamente da emergência de uma liberação do polo da emissão, onde todos os usuários são autores, e é essa liberação que, em nossa hipótese, vai marcar a cultura da rede contemporânea em suas mais diversas manifestações: chats, Orkut, jogos online, fotologs, weblogs, wikipédia, troca de músicas, filmes, fotos, textos, software livre... Ligar-se ao outro, ou re-ligar, parece ser o mote atual da cibercultura, criando formas de sociabilidade, tendo nas tecnologias digitais um vetor de agregação social. A cibercultura contemporânea é fruto de influências mútuas, de trabalho cooperativo, de criação e de livre circulação de informação através dos novos dispositivos eletrônicos e telemáticos. É nesse sentido que a cibercultura traz uma cultura baseada na metáfora do copyleft
LEMOS, André. Cibercultura, cultura e identidade. Em dureção a uma "culturaleft". disponível em: http//www.contemporane.poscom.ufba.br/v2n2_pdf_dez04/lemos-cibercultura-v2n2.pdf. Acesso em: 02 maio 2009. (adaptado).
 
O texto Cibercultura, cultura e identidade de André Lemos, visa demonstrar que a cibercultura 
a) empobrece a diversidade cultural ao instaurar uma cultura planetária da troca e da cooperação, resgatando o que há de perigoso na dinâmica de qualquer cultura, podendo prejudicar a formação da identidade de um povo. 
b) irradia várias informações em tempo real abrindo o polo de emissão para conteúdos polêmicos, como os jogos online, fotologs, weblogs, entre outros. 
c) é fruto de influências mútuas, na qual a arte, a literatura, a culinária, o esporte, a economia, a ciência e a tecnologia são exemplos concretos de expressões culturais locais e regionais, restrita aos direitos autorais das informações. 
d) tem enriquecido a diversidade cultural mundial, provocando, assim, o desaparecimento de culturas locais em meio ao global homogeneizante. 
e) potencializa aquilo que é próprio de toda dinâmica cultural: o compartilhamento, a distribuição, a cooperação, a apropriação dos bens simbólicos.
 
Esta questão recebeu 54 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 93
Cyberbullying is harassment through electronic means such as telephone text messages, social media such as Facebook and Twitter or online blogs and bulletin boards. In normal bullying, students are given a daily break from the torment as bully and...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 121
Catálogo Submarino. Ano 7, n.° 37, mai. 2009, p. 75 (adaptado). ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 117
Centro das atenções em um planeta cada vez mais interconectado, a Floresta Amazônica expõe inúmeros ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 10
Intenso e original, Son of Saul retrata horror ...
FGV 2017 – Questão 19
Considerados no contexto, os termos sublinhados nos trechos “com agendas políticas deletérias ” e “mera ocupação de espaço” podem ser substituídos, sem prejuízo do sentido, por: a) dissimuladas; fortuita. b) lesivas; plena. c) perniciosas; simples. d) intencionais; trivial. e) usurpadoras; efetiva.