Muito se tem falado da sociedade informacional, da sociedade da comunicação global, do surgimento das redes telemáticas e de sua correlata dinâmica social. O ciberespaço é lócus de efervescência social e canal por onde circulam formas multimodais de informação. A rede é artefato, conteúdo, canal e metáfora. Como meio, a Internet problematiza a forma midiática massiva de divulgação cultural e artística. Ela é o foco de irradiação de informação, conhecimento e troca de mensagens entre pessoas ao redor do mundo, abrindo o polo da emissão. Com a cibercultura, trata-se efetivamente da emergência de uma liberação do polo da emissão, onde todos os usuários são autores, e é essa liberação que, em nossa hipótese, vai marcar a cultura da rede contemporânea em suas mais diversas manifestações: chats, Orkut, jogos online, fotologs, weblogs, wikipédia, troca de músicas, filmes, fotos, textos, software livre... Ligar-se ao outro, ou re-ligar, parece ser o mote atual da cibercultura, criando formas de sociabilidade, tendo nas tecnologias digitais um vetor de agregação social. A cibercultura contemporânea é fruto de influências mútuas, de trabalho cooperativo, de criação e de livre circulação de informação através dos novos dispositivos eletrônicos e telemáticos. É nesse sentido que a cibercultura traz uma cultura baseada na metáfora do copyleft.
LEMOS, André. Cibercultura, cultura e identidade. Em dureção a uma "culturaleft". disponível em: http//www.contemporane.poscom.ufba.br/v2n2_pdf_dez04/lemos-cibercultura-v2n2.pdf. Acesso em: 02 maio 2009. (adaptado).
O texto Cibercultura, cultura e identidade de André Lemos, visa demonstrar que a cibercultura
a) empobrece a diversidade cultural ao instaurar uma cultura planetária da troca e da cooperação, resgatando o que há de perigoso na dinâmica de qualquer cultura, podendo prejudicar a formação da identidade de um povo.
b) irradia várias informações em tempo real abrindo o polo de emissão para conteúdos polêmicos, como os jogos online, fotologs, weblogs, entre outros.
c) é fruto de influências mútuas, na qual a arte, a literatura, a culinária, o esporte, a economia, a ciência e a tecnologia são exemplos concretos de expressões culturais locais e regionais, restrita aos direitos autorais das informações.
d) tem enriquecido a diversidade cultural mundial, provocando, assim, o desaparecimento de culturas locais em meio ao global homogeneizante.
e) potencializa aquilo que é próprio de toda dinâmica cultural: o compartilhamento, a distribuição, a cooperação, a apropriação dos bens simbólicos.